<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, novembro 05, 2009

E o tal dos "pontos corridos", hein? 

por Anselmo Trompete

Desde quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado de forma de pontos corridos eu venho mostrando meu descontentamento. Cheguei até postar um texto aqui mostrando minha preferência pelo "mata-mata".

Não me recordo de uma pessoa além de mim que torceu o nariz para essa nova forma de disputa. Todo mundo estava se gabando, pois agora tínhamos o mesmo estilo de campeonato da Europa.

Pois é.

Parece que já tem gente mudando de opinião.

Acabei de ler um texto que mostra boa parte do que eu penso sobre isso.

Alguém tem coragem para contestar os pontos corridos? Eu tenho
Por Roberto Zanin

Sou contra o politicamente correto. Essa verdadeira doutrina totalitária impõe o que é bom e o que é ruim e ai de quem discordar.

E o pior é que o politicamente correto, através de alguns colegas jornalistas, infestou também o futebol. E essa turma, graças à eliminação do São Paulo de Kaká (1º na fase de classificação) pelo Santos de Robinho (o 8º), em 2002, conseguiu emplacar o tal do campeonato de pontos corridos, afinal, na Europa é assim, etc, etc…

E o pessoal do politicamente correto não dá o braço a torcer. Não adianta mostrar se houve queda de público, queda de audiência, perda de interesse, etc., eles estão cima de bem e do mal.

Dizem que esse sistema é o mais justo, porque são todos contra todos, um turno em casa, o outro na casa do adversário.

Ora, esquecem que tem time que vende mando de jogo, tem time que vê quem não tem mais chance e se acomoda, escala time misto, etc.

Dizem, também, que todos os jogos são uma decisão! Outra balela. Todos os jogos têm o mesmo peso, mas não têm a mesma emoção de uma decisão, a não ser nas rodadas finais.

Outro falso argumento é que os erros de arbitragem se equivalem, prejudicando e ajudando todos, de maneira equânime.

Ou são ingênuos ou sofismam, porque todo mundo sabe que quem tem força nos bastidores, a possui em qualquer fórmula de disputa.

Não entro aqui no mérito de quantas equipes se classificariam para os play offs, mas uma coisa é certa. Um campeonato que se preze tem que ter um jogo final, uma DECISÃO, que envolva os dois postulantes ao título.

O campeão, afinal, tem o prazer duplo: vence a taça e vê o rival perdê-la. Brinca diretamente com o perdedor.

É diferente comemorar diante de um grande clube, que poderia ser o campeão no seu lugar e celebrar o título contra uma equipe de menor expressão, que apenas está cumprindo tabela.

Com relação ao conceito de justiça, todos conhecem o regulamento de antemão. Dessa forma, a equipe que vence o título jogando contra todos que estão sob o mesmo regulamento, é por justiça, o campeão.

Quem é bom, que prove ser bom, não apenas nos jogos “normais”, no decorrer do campeonato, mas também nas mini-decisões dos playoffs e na grande decisão final.

O mata-mata, em campeonato como o Brasileiro, testa a equipe duas vezes: na regularidade, em jogos “normais” e no poder de decisão, na fase dos play offs.

Respeito todas as opiniões em contrário, mas analisemos os campeonatos mais importantes do mundo: A Copa de Seleções, o Mundial Interclubes, a Libertadores e a Champions League.

São disputados em… Vá lá. Você pode dizer que não há calendário, que, se houvesse tempo, o ideal seria, por exemplo, termos pontos corridos para a Champions.

Mas, analisando friamente, o que é mais emocionante, mais grandioso: Manchester x Barcelona, na final, ou o Barça ganhar o título contra o Debrecen, na Hungria, por exemplo?

Ah, mas o campeonato está emocionante! Concordo. Mas levando em conta que tivéssemos um play off com os oito melhores, e a fase de classificação terminasse agora, teríamos os seguintes duelos.

Proporia três jogos, com o time de melhor campanha jogando duas em casa: Palmeiras X Grêmio; Atlético MG x Goiás; Inter X Cruzeiro e São Paulo x Flamengo.

Já pensaram como seriam esses duelos? E depois, por exemplo, um Palmeiras X Inter e um São Paulo X Galo nas semis, por exemplo? E por aí vai…

Não sou radical como os politicamente-corretos-defensores-dos-pontos-corridos. Aceito que se continue do jeito que está. Mas estou longe de pensar que a volta do mata-mata seria o retrocesso. Muito pelo contrário…


Marcadores: , ,


6 Comentários:

O que deveria ser feito é adaptar o calendário para que e os principais times também joguem a Copa do Brasil e, assim, possa haver o embate direto ("mata-mata") entre os grandes.
Ou, se contentar com o embate dos grandes na Libertadores, também mata-mata.
O campeonato brasileiro em pontos corridos tem que ser mantido!
Só não é "emocionante" para os times não costumam disputar o título, embora a estabilidade possa ser mais rentável.
Abs !

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 16 novembro, 2009  

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

By Anonymous Samuel, at sexta-feira, 14 maio, 2010  

Ηowdу! I know thiѕ іs kindа off topic but ӏ
was ωondеrіng if уou knеw ωherе Ι coulԁ find a captcha
plugіn foг mу commеnt foгm?

I'm using the same blog platform as yours and I'm hаving trouble fіnding one?

Thanks a lоt!

Ϻy ωeb blοg ... web site
my website - Read More

By Anonymous Anônimo, at domingo, 17 fevereiro, 2013  

Aωesome site you have hеrе but I wаs wanting to κnow if you knеw of аny user discussion foгumѕ that сover the ѕamе tοpics talked
about in this articlе? I'd really like to be a part of online community where I can get responses from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Many thanks!

Check out my web site :: V2 Cigs Reviews

By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 26 fevereiro, 2013  

Awesome sіte you hаve here but I ωаѕ wanting
to know if you kneω of any usеr ԁiѕcuѕѕion foгumѕ thаt сοver thе ѕame topics tаlκeԁ about in thіs aгticle?
I'd really like to be a part of online community where I can get responses from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Many thanks!

Stop by my page ... V2 Cigs Reviews
My page: sfgate.com

By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 26 fevereiro, 2013  

Pretty nice post. I simplу stumbled upοn your weblog and wished to mention that I've really enjoyed surfing around your blog posts. After all I'll be subѕcribing in yοur rѕs feеd and I am
hoping you write again very sοon!

Herе is my page: V2 Cigs Review

By Anonymous Anônimo, at domingo, 21 abril, 2013  

Post a Comment

6 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?