<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 18, 2009

Super-homem 

Diego Corneta

A essa altura, todos já sabem, o jamaicano curiosamente chamado Usain Bolt deixou seus rivais comendo poeira, ganhou os 100m rasos no mundial de Berlim e ainda abaixou seu próprio recorde mundial, de 9s69 para incríveis 9s58.

Assisti a prova ao vivo. Surpreendi-me, assim como todo mundo, com a facilidade que ele ganhou. Na olimpíada, exatamente um ano atrás, já tinha ficado boquiaberto. Depois, parei para ler e pensar sobre o feito. Peguei alguns dados e cheguei a algumas conclusões e hipóteses. Primeiro, em 1960, o recorde era exatamente 10s, do alemão Armin Hary, e os “especialistas” da época diziam ser impossível o ser humano correr 100m abaixo de 10s. Foi difícil, mas não impossível. Em 2009, 49 anos depois, a marca caiu apenas 0,42s. Bolt, sozinho, foi responsável em baixar 0,19s, ou seja, contribui para baixar quase 50%. Baixou de 9s77 (marca de seu compatriota Asafa Powell) para 9s72, e, em seguida, para 9s69 e 9s58. Ele foi, de longe, o cara que mais contribuiu para baixar a marca nos último 50 anos.


O cara sobrou na prova; foi fácil

Outra coisa interessante é que Bolt é o primeiro recordista dos 100m rasos com mais de 1,90m; ele tem 1,95m. Ele é o mais digno representante dos super-atletas, que aliam um físico avantajado com talento natural e técnica apuradíssima. Antigamente, não muito tempo atrás, década de 80, por exemplo, os atletas muito altos (em qualquer esporte) eram lentos e desajeitados. Mesmo os jogadores de basquete muito altos (mais de 2,10m) eram lentos e mocorongos. Isso foi mudando lentamente. As maiores mudanças estão na NBA e no vôlei. Há jogadores com mais de 2,10m com agilidade e velocidade incríveis, super-atletas mesmo. A evolução da média de altura das seleções de vôlei do Brasil, masculina e feminina, é impressionante. No futebol, a média de altura dos times também vem crescendo. Há cada vez menos espaços para jogadores baixinhos. Há muitos baixinhos jogando, mas somente fenômenos como Messi se destacam. O resto, a maioria, sofre muito, são medíocres. Lulinha é o mais digno representante dessa categoria medíocre.

No futebol, a evolução mais visível está nos goleiros. Grandes goleiros de épocas passadas não tinham nem perto de 1,90m. Hoje, todos os bons goleiros têm que ter, no mínimo, essa altura. Foi a posição que mais evoluiu e vemos Júlio César, Marcos, Dida, Felipe e outros, todos com mais de 1,90m, se movimentando com uma velocidade impressionante; algo impensável décadas atrás.


Reparem na diferença de altura de Bolt para os outros

Hoje em dia, em qualquer esporte, não basta ter talento e técnica; tem que ter também um físico avantajado. No tênis, é cada vez mais comum ver jogadores com mais de 1,90m, que, pela altura, sacam com muita facilidade. Não duvido que daqui a alguns anos não vá surgir uma discussão para aumentar a rede do tênis. Mark Spitz, o nadador ex-recordista de medalhas olímpicas, ficaria um anão perto de Michael Phelps. E por aí vai, há muito outros exemplos.

Qual é o limite humano nos esportes? – essa é a minha pergunta. Bolt é muito superior aos demais por vários fatores. Além de muito rápido, ele é muito alto, suas pernas são gigantes e suas passadas equivalem a no mínimo, a 1,5 de cada concorrente seu. Ou seja, para cada duas passadas de Bolt, os concorrentes têm que dar três. Esse cara representa uma evolução e tanto no esporte, é o maior paradigma do que está por vir, os super-homens, super-atletas. Só eles serão capazes de jogar e competir num ambiente cada vez mais competitivo e fisicamente exigente. Bolt já falou que pode correr os 100m em 9s40. Não duvido. Aliás, acho que ninguém duvida.

2 Comentários:

Realmente é intrigante a indagação: qual o limite do homem?

Esses dias assisti ao filme "Entradas pelos fundos" e vi a Silvia Saint fazer coisas que até Deus duvida.

By Anonymous Anselmo Trompete, at quarta-feira, 19 agosto, 2009  

HAHAHAHAHAHAHHAHAHAH!!! Comentário espetacular!

By Anonymous Marcos Oboé, at quinta-feira, 20 agosto, 2009  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?