<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 19, 2009

E agora, Muricy? 

Diego Corneta

Nas mãos do Muricy, o São Paulo foi eliminado pela quarta vez seguida da Libertadores. Todas por clubes brasileiros. Em 2006, perdeu a final pro Inter. Em 2007, foi eliminado pelo Grêmio. Ano passado, foi a vez do Fluminense tirar o São Paulo. E esse ano, o algoz foi o Cruzeiro. E agora, Muricy? O São Paulo foi tricampeão brasileiro jogando de forma pragmática, muito organizada e eficiente. Uma defesa forte e uma dupla de volantes que saiam pro jogo foram as marcas registradas da equipe do Muricy. Em 2006, o São Paulo tinha Mineiro e Josué. Em 2007, Richarlyson e Hernanes. Ano passado, Hernanes e Jean.

Muricy, que de tanto insistir e testar achou a posição exata para Hernanes jogar, esse ano cometeu um erro que custou caro ao futebol do jogador e ao São Paulo. Hernanes que já tinha jogado de atacante, lateral-direito, meia-direita, foi emprestado ao Santo André e não se encontrava. O São Paulo queria se desfazer do jogador, mas Muricy o transformou em um dos melhores volantes brasileiros. Um cara com um vigor físico impressionante, que tem fôlego e futebol para marcar lá atrás e aparecer na frente para bater pro gol, cruzar ou dar passes para os atacantes. Hernanes foi, com justiça, o melhor jogador do campeonato brasileiro do ano passado. Foi tão bem que Muricy resolveu adiantá-lo para a meia. Pronto, o grande erro.

Volantes, quando vão ao ataque, têm mais espaços que o meias. Volante, quando sobe bem, complica muito o time adversário, pois geralmente os meias adversários não acompanham e não marcam bem. Foi assim com Mineiro/Josué, Hernanes/Richarlyson e Hernanes/Jean. A partir do momento que o Muricy adiantou o Hernanes, jogando na meia, à frente da dupla de volantes, ele acabou com o efeito surpresa. Jogou Hernanes aos leões. Ano passado, o São Paulo era forte com Hugo e Jorge Vagner se alternando entre a meia e a ala esquerda, Borges e Dagoberto lá na frente, e Hernanes vindo de trás, fazendo muitos gols de chutes de fora da área. Esse ano, tudo isso acabou, e o tricolor virou um time de uma jogada só: o chuveirinho. Time previsível, sem criatividade. Muricy percebeu a cagada, mas não teve tempo de consertar. Marlos, um meia, chegou e foi até bem em alguns jogos, mas o time está engessado num esquema tático manjado. Leva tempo para mudar.

Eu vi os dois jogos contra o Cruzeiro. No primeiro, o São Paulo jogou como time pequeno, entrou apenas para se defender e ainda achou um gol, 2X1 saiu muito barato. Num jogo de 180 minutos, é burrice desperdiçar 90. Não dá. Mano Menezes fez isso contra o Sport ano passado e pagou o preço; voltou a repetir a dose contra o Vasco, esse ano, quando entrou com três zagueiros, e só não caiu fora, pois o adversário era fraco. Muricy achou que se perdesse de pouco em BH estava de bom tamanho e se deu mal. Ontem, o time voltou a ser dominado e os 2X0 para o Cruzeiro saíram barato novamente.

PipoKeirrison
Eu fui mais um dos muitos que se encantaram e se iludiram com o Keirrison. Basta ver os posts anteriores para me ver que eu paguei um pau para ele. Eu e muitos outros. Houve até quem defendesse sua convocação imediata para a seleção. E eis que Keirrison foi murchando, se apagando, até quase sumir. Na quarta, no jogo contra o Nacional, ele desapareceu. Não foi visto em campo. E coube ao Obina, coitado, o papel de tentar fazer os gols para a classificação. Depender do Obina não dá. Ele é carismático e serve para jogar o campeonato carioca, não para disputar a Libertadores. Erro grave de quem o contratou e de quem o escalou. E o “projeto” do Luxemburgo afunda por mais um ano. Não bastaram as contratações da Traffic, algumas até são um fiasco, como Marquinhos e Mozart.

Li por aí que no começo do ano a Traffic recusou proposta de € 25 milhões por Keirrison. Não sei até ponto é verdade ou especulação, o mundo dos negócios do futebol adora especular e plantar notícias. Se for verdade, a Traffic deve estar profundamente arrependida de não ter vendido o atacante. Tem jogadores que são ótimos no Coritiba, no Sport, no São Caetano, sei lá. Mas quando chega a “hora do vamos ver”, quando a porca torce o rabo, aí os caras espanam. Keirrison não foi o primeiro e não será o último atacante/promessa que aparece bem, brilha intensamente e depois se apaga.

O dono do pedaço
Com São Paulo e Palmeiras fora da Libertadores, Santos naquela mediocridade de sempre e o Corinthians como atual campeão paulista e muito próximo do título da Copa do Brasil, a geopolítica do futebol paulista começa a ficar cada vez mais clara. Futebol é fase, é cíclico. Tem um novo rei da rua, o bam-bam-bam, o novo chefão. O Corinthians.

Dívidas, todos têm. Desmandos e irresponsabilidades nas diretorias, todos têm. Mas dentro de campo, o Corinthians possui um time sólido: um baita goleiro (Felipe); uma defesa muito forte e entrosada (Willian e Chicão); a melhor dupla de volantes do Brasil (Christian e Elias); dois laterais muito competentes (André Santos e Alessandro); um meia que mesmo vaga-lume ainda é acima da média nacional (Douglas); dois atacantes rápidos que mesmo não sendo brilhantes dão trabalho (Dentinho e Jorge Henrique); e, lá na frente; o Nhonho, o cara diferente, o craque acima da média e acima do peso, o Fenômeno.


Toques de primeira geniais, três chances e um gol. Ronaldo pesou e desequilibrou.

Eu, pessoalmente, acho que se o Corinthians ganhar a Copa do Brasil, o time vai tirar o pé e vai desencanar total do Brasileiro, vão ficar lá naquela zona da famigerada Copa Sul-Americana. Tomara que não, tomara que o time vença a Copa do Brasil e vá com tudo no Brasileirão. Com o título contra o Inter, o ano já estaria no lucro: campeão da Copinha, campeão Paulista e campeão da Copa do Brasil. Somente o Cruzeiro, do genial Alex Cabeção, em 2003, foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro no mesmo ano. Ronaldo, iluminado, abençoado, que ganha títulos em todos os times em que ele joga, pode repetir o feito. Oxalá.

3 Comentários:

E o Muricy nao aguentou. Acho que o SP fez uma tremenda duma cagada dispensando ele. Mas.... Do jeito que o SP tb é o time MAIS LARGO DO MUNDO, capaz do Ricardo Gomes se dar bem ainda. Vamos ver.

"Futebol é cíclico". Cara... vc tirou isso do meu teclado. Há tempos estou ensaiando um texto sobre isso! Um dia sai.

By Anonymous Anselmo Trompete, at segunda-feira, 22 junho, 2009  

Cíclico o caraio, faz 10 anos que o verdão não ganha nada... se isso existir, quando começarmos a ganhar novamente, vai ser 10 anos seguidos de campeonato!!!

By Anonymous Marcos Oboé, at terça-feira, 23 junho, 2009  

Ganharam o Paulistão do ano passado, Marcos.

A diferença é que uns tem um ciclo maior do que os outros. O da Ponte Preta, por exemplo, é de 200 anos.

By Anonymous Anselmo Trompete, at quinta-feira, 25 junho, 2009  

Post a Comment

3 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?