sexta-feira, dezembro 12, 2008
Enfim, Ronaldo
Diego Corneta
Depois de passar por São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Internazionale, Real Madri e Milan, Ronaldo, finalmente, vai jogar em uma grande equipe, o Corinthians. Digo isso baseado em fatos. Vejamos: São Cristóvão é pequeno; o Cruzeiro é grande em Belo Horizonte e médio no Brasil; as torcidas de PSV, Barça, Real e Inter somadas não dão a zona leste de São Paulo. Eles podem ser clubes ‘oropeus’, ricos, falam línguas diferentes, mas não têm sequer um quinto da torcida do Timão. Portanto, será a primeira passagem do Ronaldo por um grande clube.
Aos 32 anos, gordo, e voltando de mais uma cirurgia no joelho, é óbvio que Ronaldo não será o craque que encantou o mundo em 1996, 1997 e 1998. Também não será o Ronaldo da de 2002, que deu a volta por cima e foi o principal jogador do Penta. Mas se ele conseguir ser o Ronaldo do Milan, antes de se machucar, já será o melhor atacante do Brasil e um dos melhores do mundo. Eu estou otimista.
Ronaldo veste o uniforme pela primeira vez
O Fenômeno não é burro. Além de dinheiro, com a passagem pelo Corinthians ele quer reconquistar seu prestígio e seu lugar na seleção. E o melhor lugar para ele obter isso de volta é no Parque São Jorge, a maior vitrine do Brasil. Basta dizer que o Corinthians, recentemente, já devolveu Parreira à seleção, já mandou Luizão, Ricardinho, Vampeta, Edilson e Dida para Copa de 2002. No Timão é assim, quem joga bem é valorizado, e muito. Nesse ano de 2008, mesmo na série B, não foram poucas as vozes que clamaram por Mano no lugar do Dunga e pelas convocações de Douglas e André Santos, que certamente virão.
Ronaldo chegou ao Corinthians sorrindo, assustou-se um pouco e, no final, voltou a sorrir novamente. Se ele pensa que tinha cobrança na seleção, no Real ou no Barcelona, melhor ir se preparando. No Timão, o buraco é mais embaixo. É o lugar propício para a consagração ou para a desgraça. No Corinthians tudo toma proporções gigantescas. Ele vai perceber isso rapidinho, assim como Tévez percebeu. Eu torço, sinceramente, que ele faça história no clube, com muitos gols e títulos.
Recepção de gala (ou de galã?)
Depois de Marcelo Ramos, Alberto ‘Asmático’, Rafael ‘He-Man’ Moura, Lucas, Jô, Bobô, Wilson e Clodoaldo, só para ficar nos nomes mais recentes, finalmente a camisa nove terá um nome de peso. Justo essa camisa que já foi de Nilmar, Luizão, Viola, Edmar, Casagrande, Baltazar, Cláudio, Neco e outros grandes centroavantes. Enfim, Ronaldo.
Provocação
Na apresentação do Fenômeno, com sirene, fogos e o diabo, os corintianos aproveitaram para provocar. Parodiando o grito flamenguista “Tu és.../ Time de tradição/ Raça, amor e paixão/ Oh, meu Mengão”, a torcida mandou os impagáveis versos: “Ronaldo é.../ Ele é do Timão/ Pau no cu do Mengão/ Oh, Coringão.”
Ninguém sabe, ninguém viu
Tri? Hexa? Quem fala disso? A contratação do Ronaldo abafou todos os demais assuntos. Ninguém mais fala dos outros times. Não há nada que São Paulo, Santos ou Palmeiras possam fazer. A união da maior torcida/público consumidor com o jogador mais famoso do mundo (depois do Pelé) é um prato cheio para todo mundo tirar uma casquinha.
A palavra
Nunca se falou (e se ouviu) tanto a palavra ‘marketing’! Veremos onde isso vai dar, em um ‘case’ (só para continuar no jargão publicitário) de sucesso ou em um mico do tamanho do King Kong.
quarta-feira, dezembro 03, 2008
Rápidas & Rasteiras
Ao mesmo...
...tempo que eu escrevo essas tristes e tortas linhas, o Inter vai empatando com o Estudiantes pela final da Copa Sul-Americana. Como o primeiro jogo foi 1X0 para o Colorado, lá na Argentina, creio que o Inter ganhe a parada. Veremos.
Aliás...
...essa “sulamericana” é aquele torneio que todo mundo que fracassa no Brasileirão, na reta final, fica dizendo que “quer uma vaga”. E depois, quando conseguem, escalam times reservas. O Inter, nas primeiras partidas da “sula”, também pôs equipe reserva em campo. Depois que o fracasso no Brasileirão ficou consumado, Tite passou a “valorizar” o torneio continental.
São Paulo? Grêmio?
O campeonato nacional chega a ultima rodada com a situação indefinida, fato inédito na história dos pontos corridos, que se iniciou em 2003. Outro fato histórico, desde 2003, o campeão do primeiro turno, foi também campeão do torneio. Se o São Paulo ganhar, vão quebrar esse paradigma. Vão ser também os primeiros tricampeões brasileiros e, de quebra, os primeiros a ganhar o campeonato em seis oportunidades. O Grêmio vacilou demais no segundo turno, com empates bobos em casa e derrotas ridículas fora. Se tivesse triunfado em apenas dois jogos dos que perdeu ou empatou, já seria praticamente campeão. É o tal do “detalhe” que os treinadores tanto repetem. E o São Paulo, por sua vez, fez uma campanha sensacional na reta final, está invicto há 17 jogos, com 15 vitórias e dois empates.
Libertadores
Eu creio que, se não acontecerem surpresas, Palmeiras e Cruzeiro serão os dois últimos classificados para a Libertadores. O Palmeiras pega o Botafogo em casa. Adversário perfeito para fechar o ano com uma goleada. O Botafogo já não quer mais nada no campeonato, está há mais de três meses sem pagar seus jogadores e muitos deles já estão em clima de despedida, rescindindo contrato para irem tentar a sorte em outros clubes. Cruzeiro, vejam vocês, pega a já rebaixada Portuguesa. O Flamengo, que ainda sonha com a vaga, pega o Atlético-PR brigando para fugir no rebaixamento, lá na Arena da Baixada, aquele estádio que os caras ficam chacoalhando umas caveiras...
Série B 2009
Com Ipatinga e Portuguesa já garantidos, faltam apenas duas vagas para os postulantes ao título da série B em 2009. O Corneta aposta que Vasco e Náutico vão cair. O Vasco, além de precisar vencer seu jogo (contra o Vitória, no Rio), ainda depende de uma combinação de resultados. Eu acho que o Figueirense ganha dos reservas do Inter; e o Santos ganha do Náutico, resultados que derrubam o clube pernambucano.
MAC na C
A sopa de letrinhas acima significa que o Marília caiu para a série C. O time fez sua parte na última rodada, derrotou o Ceará em casa, 2X0. No entanto, o América-RN bateu os encostados (reservas dos reservas!) do Corinthians, também 2X0. Se os encostados tivessem ao menos empatado, salvariam a pele do Marília. Mas convenhamos, não foi por causa desse jogo que o MAC caiu, o time fez uma campanha ridícula, digna de série C.
Despedido, de novo
Dirigentes do Al-Sadd, clube de futebol do Catar, no Oriente Médio, resolveram romper sumariamente o contrato do treinador Emerson Leão. Se tiver multa por rescisão unilateral de contrato, aquela cláusula que o Leão adora, ele vai embora do Catar com os bolsos cheios.