<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, outubro 16, 2008

O Tédio 

Diego Corneta

Júlio César, Lúcio, Juan, Kleber e Maicon. Gilberto Silva, Josué, Elano e Kaká. Jô e Robinho. Essa foi a escalação do escrete que entrou no campo do Maracanã na última quarta-feira. O placar, 0X0, todo mundo já sabe. Dunga, o técnico anão, entra com Gilberto Silva e Josué contra um time que só marcou quatro vezes em toda a competição. Isso mesmo, o todo-poderoso ataque da Colômbia balançou as redes em apenas quatro oportunidades. Dunga deixou Lucas e Anderson o tempo todo no banco. Não que ambos sejam craques, mas são melhores que os titulares Josué e Gilberto Silva.

Jô. Ele jogou o jogo todo. Como é que se explica uma coisa dessas? Com Luis Fabiano machucado e cortado, e Adriano suspenso, a vaga ficou entre o Jô e o Pato. Jô é aquilo mesmo que todo mundo já conhece, um atacante alto que não sabe cabecear, lento, desengonçado e finalizador medíocre. Serve para jogar na Rússia ou lá no Manchester City (a Portuguesa Santista da Inglaterra), mas não serve para jogar na seleção. Pato ainda é apenas uma promessa. Não dá para saber se ele vai vingar. Começou muito bem no Inter e nas categorias de base da seleção e só.

O primeiro chute a gol veio apenas depois dos 20 minutos do primeiro tempo. É muito pouco. Todo mundo viu que o time não jogou nada na primeira etapa e precisava mudar. Mas o técnico anão entrou com o mesmo time no segundo tempo. Esperou os tradicionais 15 minutos e sacou Elano (inútil, perdido) para botar Mancini, seis por meia dúzia. Trocou um jogador limitado por outro, igualmente limitado. Juan não agüentou, sentiu uma contusão antiga e pediu para sair. Com o zero a zero no placar, jogando em casa, eu até pensei que Dunga fosse agir de forma correta, recuar Gilberto Silva para a zaga e botar mais um meia ou mais um atacante. Não, mesmo com a apatia do ataque colombiano, que não representava nenhuma ameaça, Dunga manteve seu “esquema tático” e queimou uma alteração. Poderia ter colocado o bom meia Alex (do Inter) ou o jovem Pato, mas não.


Robinho simula e tenta iludir o juiz; chuteiras verdes, munhequeiras e muita marra. Só.

Robinho, o Triatleta (corre, pedala e NADA), abriu o bico e pediu para sair. Dunga colocou Pato, que quase marcou logo após pisar em campo e foi tudo o que conseguiu fazer. Kaká tentou, tentou, e não conseguiu. Os laterais foram péssimos, mas uma vez. E o jogo, foi um Tédio monumental, assim mesmo com um "T" bem grande para nós todos.

Não vejo saída para a seleção. Já está claro que o Dunga não é o homem certo para ocupar a posição que ocupa. Creio que os jogadores também não são os homens certos para vestirem a amarelinha. Sinceramente eu não vejo saída a curto e nem em médio prazo. A crise, no meu entender, é técnica e moral. Estamos num período de entressafra e não temos mais um grande time (por exemplo, nos faltam bons laterais e atacantes fenomenais como foram Careca, Romário e Ronaldo). Some-se isso ao fato que os poucos bons jogadores que temos (principalmente Robinho e Ronaldinho) simplesmente não conseguem jogar na seleção, se omitem. Quando jogam bem, é sempre contra equipes pífias e inexpressivas.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?