<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 15, 2008

Luxemburgo faz a diferença 

Diego Corneta

A competência do técnico Vanderlei Luxemburgo em pontos corridos é notória. Desde quando foi instituído o modelo no Campeonato Brasileiro, em 2003, ele tem o melhor desempenho nesse tipo de torneio. Foram dois títulos (Cruzeiro, em 2003; e Santos, em 2004), e nos demais campeonatos que disputou, sempre classificou seu time para a Libertadores. O Palmeiras foi o time que mais investiu, fez ótimas contratações (Alex Mineiro, Diego Souza, Leandro, Henrique e Kléber) e outras bem duvidosas (Denílson, Lenny, Gladstone, Jorge Preá, Léo Lima, etc...). Montado com grana da Traffic, o time é talhado para exportar jogadores (Henrique, citado há pouco, já se mandou) e gerar lucros. Parcerias nesse molde geralmente não dão certo aqui no Brasil, exemplos negativos não faltam. Vamos ver até onde essa dobradinha, melhor, essa triangulação, Palmeiras/Traffic/Luxemburgo vai. O Palmeiras não é uma seleção, está longe disso, mas tem o melhor técnico do Brasil. Não gosto dele, eu o acho demagogo, hipócrita e aproveitador. Mas como técnico, não há como não ver o óbvio.

Sem a dupla titular de atacantes, Luxemburgo teve que recorrer ao fanfarrão Lenny e ao meia-atacante Diego Souza. Luxa treinou durante a semana com Lenny e Diego Souza no ataque. Apesar disso, Adilson Batista (técnico do Cruzeiro) duvidou que o Palmeiras entraria em campo com essa formação, se deu mal. Outro acerto do técnico palestrino foi inverter, durante o jogo, a marcação em cima do bom centroavante Tiago. No primeiro tempo, Martinez marcava o cruzeirense e Léo Lima fazia às vezes de segundo volante que sai para o jogo. No segundo tempo, Luxa inverteu os dois e acabou com o jogo do Cruzeiro. Some-se a isso o ótimo desempenho do goleiro Marcos no Mineirão. O resultado de 1X0 foi ótimo, ainda mais porque era um “jogo de seis pontos” e o Grêmio perdera em casa. Apenas três pontos de diferença separam o líder gaúcho do vice paulista. O campeonato entra no último terço, reta final. Não é por nada não, nessa hora, aposto muito mais em Luxemburgo do que em Celso Roth.

Cuca tomou
“Cuuuca, vai tomar no cu!”, gritavam das arquibancadas da Vila Belmiro. E o Cuca tomou. Não só ele, o Fluminense também. O Santos fez 2X1 e afundou o rival na zona do rebaixamento. Santos está fora e, se conseguir uma boa seqüência, pode beliscar uma vaga para a Mercosul. Tudo bem que ninguém liga para a Mercosul, mas é muito melhor do que ser rebaixado, convenhamos.

A chapa esquentou
Todos os times cariocas perderam na última rodada. Flu perdeu do Santos. Botafogo perdeu, em casa, do Inter, 2X1. Vasco, também em casa, perdeu do Náutico, 3X1. E o Flamengo perdeu do São Paulo no Morumbi, 2X0. Vasco e Fluminense estão na zona de rebaixamento, ao lado da Portuguesa e Ipatinga. O Flamengo, que chegou a ser líder do campeonato, corre o risco de ficar de fora da disputa por uma vaga, assim como o Botafogo que se segura em quarto lugar. Já Fluminense e Vasco lutam palmo a palmo para ver qual será grande clube carioca que vai cair. Se vacilarem, caem os dois.

Já era
Alguém aí duvida da ascensão do Corinthians para a primeira divisão? Com nove pontos de vantagem sobre o segundo colocado e 15 na frente do quinto, já era. Timão já subiu. A disputa agora é pelo título. E dada a inferioridade dos times da série B em relação ao Corinthians, o título é uma obrigação do clube alvinegro. Jogando com dois jogadores a mais e depois de perder muitos gols, André Santos redimiu o time do vexame de um 0X0 em casa. O gol saiu aos 49 dos segundo tempo. Veio suado, sofrido.

Europa
Nossos craques consagrados internacionalmente não estão nada bem. Robinho fez gol na estréia, mas eu time foi derrotado pelo Chelsea. O Milan, com Kaká, Pato e Ronaldinho em campo, perdeu sua segunda partida seguida.

2 Comentários:

Tb não boto fé no Celso Roth. Ainda continuo achando que o único jeito do Palmeiras nao levar o título é o Luxa dando adeus à equipe para assumir a seleção brasileira.

Flumiense, Vasco ou Santos. Um desses eu acho que vai cair.

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 15 setembro, 2008  

O Luxa não sai até o fim do campeonato, mas no fim do ano vai com certeza para a Selecinha.

Podiam cair Fluminense, Vasco e Santos hahaha... lembrando que ano que vem só sobem 2 heim!?

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 17 setembro, 2008  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?