<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, agosto 21, 2008

Rápidas & Rasteiras 

Diego Corneta

É bronze!
Como diz Zé Simão, o Brasil nas Olimpíadas é bronze ou chOURO! Que campanha ridícula nossa delegação está fazendo! E o COB? Cadê o COB? O COB está quieto. Depois de engordarem os bolsos das federações com a Lei Agnelo/Piva, que destina 2% das verbas das loterias federais para o esporte, os cartolas do COB garantiram que o esporte brasileiro entraria em um novo estágio. Estamos esperando. “O sucesso do Pan” é para enganar bobo. O Pan é uma competição de quinta, não serve de base para nada. O melhor e mais emblemático exemplo é Thiago Pereira. Depois de ganhar sete medalhas de ouro no Pan, o nadador passou longe do pódio em Pequim, conseguindo apenas um quarto lugar na sua especialidade. Vejam bem, não estou culpando os atletas, muitos são heróis e chegam lá como exemplos de superação e perseverança. Estou culpando os dirigentes e a gestão do esporte brasileiro. Outro exemplo emblemático, o único ouro brasileiro saiu de um nadador que treina nos EUA. Nada a declarar. Pa... bo... enten... me... pal... bas...

Não é prata, nem é ouro, mas...
Leandro Guilheiro, judoca de bronze saiu-se como essa ao ser questionado sobre o desempenho da equipe brasileira, abaixo das expectativas. “Melhor um bronze que uma banana”. É, faz todo o sentido.

Perdemos o bronze
Pela primeira vez em quatro Olimpíadas seguidas o Brasil fica fora da disputa pelo bronze no vôlei feminino. As meninas jogaram muito e despacharam as anfitriãs chinesas por indiscutíveis 3X0. Já garantiram prata e partem para o ouro.

Jadel deixa o bronze escapar
Depois de se classificar com o segundo melhor pulo, Jadel se credenciava como forte candidato ao bronze. No entanto, acabou ficando em sexto. No final da prova, é claro, ele chorou.

Nem o bronze
Mais um recorde quebrado nas Olimpíadas. Desde 1996, quando o esporte foi introduzido, o Brasil sempre ganhava medalhas no vôlei feminino. Pela primeira vez, não ganhamos nada, nem o bronze. Renata e Talita perderam a popular medalha de bronze para a dupla chinesa.

Favoritos ao bronze
Numa semifinal entre brasileiros, Ricardo/Emanuel se deram mal e vão ter o privilégio de tentar a disputa pelo cobiçado bronze. Chegam como favoritos contra os também brasileiros naturalizados Geor/Gia (é sério!).

Blasé
O atual medalhista de ouro, Rodrigo Pessoa, foi mais um que chegou a Pequim com “chances reais de medalha”. Dançou e caiu do cavalo. Não literalmente, mas ficou sem medalha, nem ao menos a de bronze. Criado na Suíça e habituado a treinamentos na Bélgica, o “brasileiro” declarou: “Je sui désolé”.

Cadê a vara?
Fabiana Mürer, “forte candidata a medalha”, perdeu sua vara e não pode disputar o bronze. Ela queria levar 10 varas. Na hora da prova, só havia nove. Como é que me perdem uma vara daquele tamanho? O sumiço da vara caiu uma luva para suas desculpas. Não ganhou nem o bronze e saiu chorando, claro.

Vara mágica?
Cá entre nós, se tem 10 varas e só uma que servia para pular, para que servem as outras nove? Se a que sumiu era a boa, porque não levar 10 iguais a ela? Tudo bem, eu entendo que cada vara é específica para cada altura, mas convenhamos, como mais nove lá, será que não dava para usar qualquer outra?

De bunda
Diego Hypolito chegou como favorito absoluto, com “chances reais” de medalha. Caiu de bunda no último salto. Sua cara de consternação e descrédito foi marcante. Ele não acreditava no que estava acontecendo. E não pegou nem bronze...

Não é comigo
Não é verdade o boato que circula na Vila Olímpica. Andam dizendo que o Diego Hypolito escondeu a vara da Fabiana. Que maldade.

Fumacê
Todo mundo está querendo saber o que é que aquele jamaicano anda fumando para correr daquele jeito. A Vila Olímpica está curiosa.

De prata
Não deu para o Brasil levar o ouro no futebol feminino. Depois de avançar pela semifinal e desperdiçar a chance de brigar pelo bronze, o Brasil ousou tentar o ouro e dançou. Ficou com a prata. Marta joga muito, mas é tão fominha quanto o Mirandinha. Como as suas companheiras agüentam? Como o técnico permite? Ela quer chutar todas, decidir todas. Quer até fazer gol olímpico ao invés de cruzar na área. Repito, ela joga muito e mais um pouco. Mas na final, ela poderia ter sido mais solidária.

De 3
A seleção do Dunga foi um fiasco total e absoluto. Dos poucos que se salvaram podemos destacar Hernanes, Lucas e Marcelo, só. Pato ainda é só uma promessa, não é craque e está muito longe de ser. Ronaldinho que um dia já teve tudo para ser um dos maiores, simplesmente desaprendeu a jogar. Ele se esconde do jogo. Diego corre, tenta, briga, cai, mas pouco produz. Anderson é bom, mas também não é craque, foi sacrificado ao jogar de praticamente terceiro zagueiro. A Argentina nem jogou tão bem assim e ganhou de três. Se eles tivessem realmente jogado bem, ganhariam de cinco ou mais. O Brasil não jogava nada, perdia e não esboçava reação. Lembrei-me, com tristeza, daquele jogo contra a França, na Copa de 2006. Foi bem parecido, o time não quis ganhar. Aceitou a marcação adversária, jogou de forma covarde. Técnico e jogadores são culpados. Dunga está com os dias contados e sua seleção segue como favorita ao bronze.

De 4
E o Palmeiras ontem, vocês viram? Foi uma surra. O Inter mandou uma goleada de virada, 4X1. Enquanto isso, Valdívia arruma as malas para seguir rumo ao “mundo árabe” (outro planeta?).

1 Comentários:

1) Sensacional o post olímpico. Só faltou trocar o nome para "Com chances reais de ouro" para ficar perfeito;
2) O Palmeiras mostrou que não tem força fora de casa, ainda mais com o técnico afoito para pegar o lugar do Dunga.
2.1) Valdívia 8M Euros, Diogo 15M Euros... realmente os portugueses são bons negociadores, já os ostras da itália... tsc tsc

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 21 agosto, 2008  

Post a Comment

1 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?