<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, agosto 11, 2008

Chororô 

Diego Corneta

O brasileiro é um povo chorão. Mas muito. E é justamente nas olimpíadas que temos a dimensão da quantidade de lágrimas derramadas. Ganham, choram. Perdem, choram. Classificam-se, choram. São eliminados, choram. Nossa galeria de chorões tem alguns célebres, como Bebeto e o Rubinho Barichello. Bebeto, no jogo entre Cruzeiro X Borússia, pela final do mundial interclubes de 1997, foi contratado para disputar apenas aquela partida. Quer dizer, não tinha afinidade nenhuma com os torcedores, com o clube e nem com o elenco do Cruzeiro. O time perdeu por 2X0 e, é claro, Bebeto abriu a boca. Outro exemplo histórico é com o Toninho Cerezo aos prantos no jogo Brasil 2X3 Itália, na Copa de 1982. Como é que o Telê deixou Cerezo em campo? Ele chorava copiosamente, estava desequilibrado.


"Buá, buá! Ninguém gosta de mim!"


Chora, Peixe! Romário chorou até no STJD.


Guga enxuga as lágrimas.

Guga já teve seus momentos de chorão. Pelé é muito chorão. Mas agora, ninguém supera a Jade como a chorona do momento. Como chora essa menina! Incrível! E os jornais e as tevês parecem gostar quando ela chora. Basta ela fechar a cara e ameaçar derrubar uma lágrima. Pronto. É o suficiente para ter sua foto e suas imagens estampadas em todos os veículos de comunicação. O impressionante foi ver todas, disse todas, as meninas da ginástica chorando ao saberem que estavam classificadas para a final por equipes. Daiane dos Santos, também chorando, pedia, entre soluços, para suas companheiras: “sem choro, sem choro!”.


Jade, medalha de ouro em choro.

Anderson, falando sério
As entrevistas do jovem meio-campo da seleção costumam se muito boas. Ele foge do estilo: “estamos concentrados, o grupo está unido, vamos respeitar o adversários, etc...”. O moleque é inteligente e articulado. Lá da China, ele mandou mais essa: "A Marta joga demais, mais do que muito marmanjo que só engana faz tempo no futebol brasileiro".

Seleção olímpica
Tudo bem que a seleção da Nova Zelândia é tão forte quanto o time B do Ipatinga. Mas é sempre legal ver o Ronaldinho jogando o fino. Olhando para um lado, tocando para outro. Driblando, passando, tabelando. Fazendo gols. De 2003 a 2006 ele reinou absoluto, jogou tudo e mais um pouco pelo Barcelona. Friso, pelo Barcelona. Já passou da hora dele fazer uma grande campanha pela seleção. A não ser que uma Copa das Confederações possa ser computada como um título importante...

Estádio? Onde?
Perdi as contas da quantidade de projetos de estádios do Corinthians que não deram certo. É pelo menos um por ano. O último, que era propagado e alardeado como “certo”, também ruiu. Já é consenso entre dirigentes do Corinthians que já naufragou a proposta do consórcio Egesa/Seebla, que faria arena na marginal Tietê.

Liderança ameaçada
Depois de liderar com sobra a série B, o Corinthians está apenas com dois pontos de vantagem sobre o Avaí, 35 a 33, justamente o próximo adversário. O jogo vale o título simbólico do primeiro turno. Eu, como corintiano, não me contento em apenas subir. O Corinthians tem a obrigação de subir sendo campeão. Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG fizeram isso. Com time grande é assim. E enquanto o Mano se contentar com empates, o time vai seguir sendo derrotado. No jogo contra o Vila Nova, o Corinthians desistiu do jogo, estava satisfeito com o empate. Pediu, implorou de joelhos para tomar a virada. Foi o que aconteceu.

Briga boa
Como o Ipatinga será um dos quatro rebaixados, sobram apenas 3 vagas para a série B do ano que vem. Fluminense, Santos, Vasco e Atlético-MG são os times grandes com mais vontade de cair. Portuguesa corre risco, mas, convenhamos, a Lusa não pode ser considerada grande. A briga promete ser boa até o final do campeonato.

G4
Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo. Essa foi a ordem de classificação ao fim do primeiro turno. Grêmio venceu e viu todos os seus rivais mais próximos perderem. O tricolor dos pampas abriu uns pontinhos e parece disposto a brigar pelo título, apesar de ser comandado por Celso Roth. A decepção fica por conta do Palmeiras de Luxemburgo. Com um elenco caro e escolhido a dedo pelo “professor”, o time faz campanha abaixo das expectativas. É um time que tem imensas dificuldades quando joga fora.

Pequim 2008
Para terminar, cito trechos de um texto do Juca Kfouri.
“Claro que verei a Olimpíada e até comentarei no blog, mas ando cheio de tanta hipocrisia. (...) Não aceito ver essa cartolagem imunda da família olímpica no papel de fiscal dos hábitos da juventude e, ainda por cima, expondo jovens à execração pública, como acabam de fazer com um jogador do handebol brasileiro. Como não suporto o ufanismo da maior parte das narrações, com as exceções de praxe para os felizardos que podem assinar um canal de televisão fechada.” (...)

“Porque passa do limite ver um Carlos Nuzman fazer quase o elogio da poluição ou se jactar pela maior delegação brasileira da história, quando só 12% de nossa rede escolar tem quadras de esporte. Aliás, quanto mais medalhas o Brasil ganhar, mais ficará demonstrado o desvio de sua não-política esportiva, porque privilegia o alto rendimento em vez da inclusão social ou a saúde pública por meio da prática de esportes.”

“Dá engulhos ver a cartolagem em hotéis de até sete estrelas enchendo a boca para dizer que esporte e política não se misturam, quando nada foi mais político do que escolher Pequim para receber os Jogos, cidade que, além de poluída, é uma capital que se notabiliza por cercear direitos básicos da cidadania. Tudo por dinheiro, tão simples assim.”

2 Comentários:

Nossa, o negócio do choro é verdade, eu vi ontem a final da ginástica artística e toda a hora que eu via a cara da Jade ela tava a um passo de abrir o berreiro. A mina manda bem nos aparelhos, mas tem uma cara de medo que eu já tiraria pontos só de ver.
Buaaa

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 13 agosto, 2008  

Sabe qdo o Timão vai ter um estádio? No dia que o Sargento Garcia pegar o Zorro.

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 03 setembro, 2008  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?