segunda-feira, fevereiro 25, 2008
COMEÇA A TEMPORADA
VAI TRICOLOR !
Chegou ao fim a pré-temporada do glorioso TRI campeão mundial. Quarta-feira - dia 27 - o SPFC fará sua estréia na Libertadores contra o, teoricamente, melhor adverário do grupo: Atlético Nacional, em Medellín (Colômbia) - 1500m de altitude.
ANÁLISE DA PRÉ-TEMPORADA
A pré-temporada foi mais turbulenta do que o esperado. Muitas contusões e suspensões impediram o Prof. Muricy estabelecer a formação ideal, embora estejamos adaptados a dois padrões táticos bem definidos e assimilados pelos jogadores.
Vejo que o maior problema que enfrentamos até agora é técnico: os quatro novos jogadores contratados para serem titularem (35% do time) ainda não se adaptaram plenamente ao time. Além do fato de a base restante do time ainda não ter demonstrado o mesmo rendimento do ano passado, sobretudo os volantes e o meio campo.
- Pontos positivos:
(i) a nítida evolução no condicionamento físico de todos os jogadores, que os ajudarão a recuperar a sua plenitude técnica;
(ii) a capacidade do Muricy adaptar o time taticamente de acordo com os jogadores que tem a disposição; e
(iii) o bom futebol de Zé Luis e Borges, que atuaram em alto nível nos últimos três jogos, tornando-se importantes peças à montagem do time.
- Pontos preocupantes:
(i) a falta de zagueiros confiáveis (com exceção do Miranda - um monstro - melhor jogador do Brasileirão 2007). Talvez por conta da contusão e ainda falta de ritmo, Juninho ainda não fez nenhuma boa partida pelo TRIcolor;
(ii) a falta de ritmo e entrosamento dos pesos pesados: F.Santos e Adriano;
(iii) a insistência de utilização de dois ex-jogadores em atividade: Júnior e aquele sujeito ex-curintiano, cuja contratação não consigo entender até hoje.
LIBERTADORES - PERSPECTIVA e DIFERENCIAL
Não se concretizou a expectativa de ser o melhor começo de ano para a equipe ingressar na Libertadores. Ainda assim o time conta com um comandante firme e competente, assim como um elenco capacitado, o que permite esperar do time um bom papel na competição. Só que Libertadores é Libertadores (só quem ganhou sabe como é). Para ganhar precisaremos de um diferencial, como Rogério o foi em 2005; Sóbis foi para o Inter em 2006; e Riquelme para o Boca em 2007. E esse nosso diferencial desse ano atende pelo nome de Adriano. Em resumo: só nos resta torcer.
LIBERTAS - PRINCIPAIS ADVERSÁRIOS
EL BOCA - a exemplo do TRIcolor, sempre entra na disputa como virtual favorito. Vi a sua estréia contra um time Venezuelano. O Boca me pareceu estar no mesmo ritmo e padrão do atual São Paulo. Prende muito bem a bola e controla o ritmo do jogo como quer. Em compensação, está jogando em ritmo lento, explorando apenas os cruzamentos e jogadas pelo meio. Tem uma dupla de ataque poderosa com Palácio e Palermo. O diferencial, no entanto, é Riquelme, que deve ter algum distúrbio bipolar (ou excesso de cachaça mesmo...): alterna longos períodos futebolísticos de depressão profunda, com outros de picos de genialidade. Tomara que continue deprimido (como estava na estréia) e contagie negativamente o resto time.
CRUZEIRO - manteve o que achei de mais positivo o ano passado: o meio campo. O tal do Ramirez, Charles, Guilherme e companhia, são jovens, rápidos e fortes tanto no ataque como na defesa. Vi entrevistas com o novo técnico Adilson e o achei inteligente. Time que pode dar trabalho.
FLA-FLU - sinceramente não sei o que esperar desses dois times. Quem tiver mais informações, gentileza compartilhar a análise.
CHAMPIONS
Primeira partida do mata-mata mostrou quão equilibrado é o torneio dos principais clubes do mundo. Destaque para o Liverpool que meteu 2x0 na atual campeã italiana, e atual líder, Inter de Milão. Chelsea (xOlympique) e Barça (xCeltic) também só não se classificam se der alguma zebra muito grande, o que é improvável. No mais, impossível qualquer previsão, a não ser a de que veremos ótimos embates: Real x Roma (1x2 ida), Manchester x Lyon (1x1 ida), Milan x Arsenal (0x0) e, os debutantes, Sevilla x Fenerbahce (2x3 ida). .
ABS!
segunda-feira, fevereiro 18, 2008
Rápidas & Rasteiras
El Matador
Pois foi que, mais uma vez, um grande time caiu na historinha do “Matador que veio para nos salvar”. Estou do falando do Acosta (Abosta?), a revelação de 31 anos que veio do poderoso Náutico. Onde já se viu uma revelação com 31 anos? O Acosta está se mostrando uma farsa, um enganador. E o curioso é que o seu caso não é o primeiro e também não será o último. Ou vocês se esqueceram do Dill? Artilheiro do campeonato brasileiro de 2000, ao lado de Romário e Magno Alves, com 20 gols, Dill foi comprado pelo São Paulo, o cara veio e não jogou nada. O São Paulo ainda tentou empresta-lo ao Botafogo e de nada adiantou. A mesma historinha serve para Robgol (matador de Bahia e Paysandu) no Santos; Renaldo (artilheiro do campeonato de 1996, pelo Atlético-MG) no Corinthians; Dimba no São Caetano, e outros. O Corinthians é mestre em contratar promessas de matadores. Já vieram Agnaldo (o matador das Alagoas), Serginho (não me lembro de onde cavaram esse), Didi (baiano, acho), Romerito, e outros. O tal Abosta parece ser descendente direto dessa linhagem de artilheiros de clubes pequenos, ele me enganou direitinho.
O chapéu e o sotaque até lembram alguém, mas o futebol...
Fogo de palha
Ponte Preta e Guaratinguetá lideram o campeonato. Até quando? Meu palpite é que somente um deles terá fôlego até o final do torneio, classificando-se entre os quatro.
Palmeiras no atacado
Assim como o Corinthians, o Palmeiras está comprando no atacado, vem de tudo, até ex-jogador. Depois de trazer Léo Lima, o time trouxe Denílson, a maior farsa do futebol mundial. Trouxe também o Kléber, ex-São Paulo, que estava na Ucrânia, jogando com pingüins, bonecos de neve, focas e esquimós.
Recordar é viver
“Denílson saiu do Betis (Espanha) e vai jogar no Bordeaux (França). Ganhou uma "homenagem" na principal publicação espanhola sobre futebol, a revista "Le Balón". Disseram que o atacante foi a pior contratação de todos os tempos no futebol espanhol. Comprado a peso de ouro (mais de US$ 30 milhões), o cara fez 13 gols em seis temporadas. Isso dá uma média de pouco mais de dois por ano... Um fiasco para um atacante. Lembrem-se bem, ele é ATACANTE. Sempre desconfiei do Denílson, um jogador extremamente habilidoso, mas muito pouco objetivo. Na seleção, sempre foi reserva e entrava no segundo tempo – geralmente nos 15 minutos finais – para dar canseira. Ora, para fazer isso, não precisa ser um Denílson. Tupãzinho e Basílio fizeram – ou ainda fazem – a mesma coisa, mas com muito mais competência.” – Esse post foi escrito em 12 de setembro de 2005 (aqui) . Passaram-se três anos, Denílson foi dispensado do Bordeaux, do Al Nasser e também, vejam vocês, do FC Dallas. O cara é uma farsa, com muita sorte, mas ainda sim uma farsa.
A2
E se o Santos cair para a série A2? A maior carga de responsabilidade será nas costas de Luxemburgo, como quer Leão, ou será nas costas do próprio Leão? O Time do Santos dá medo. E o Betão entregou mais um ontem.
Libertadores
Dos times cariocas, apenas o Flamengo pode surpreender. Fluminense dificilmente irá longe. Cruzeiro está bem. São Paulo sempre chega bem. Santos, se não se cuidar, fica na primeira fase.
Barras do Piauí, guardem esse nome. Foi o time que o Corinthians goleou por implacáveis 6X0. Eu, sinceramente, acho que o Timão deveria jogar toda semana com esse time, ia ser bom para a minha auto-estima e alegria pessoal. Fazia tempo que eu não via um time tão ruim como aquele. Os caras não chutaram uma bola no gol, nenhuma, zero. Lulinha, Marcel e até o “Quase gol” marcaram. Já o Abosta...