<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 28, 2007

SELEÇÕES PAULISTA E NACIONAL 

Por Araça Berrante - 28.3.07

TRIcampeão Mundial
Ser TRIcampeão mundial é difícil. A exigência para o time apresentar um bom futebol é constante. Por bom futebol entenda-se o jogo de pé em pé, com muita movimentação tática, acrescido de uma marcação apertada e defesa sólida. Fato é que o time ainda não engrenou esse ano. O time até está bem postado taticamente, o que por si só já o faz o melhor time do Brasil (junto hoje com os Sardinhas), mas não está no padrão que estamos acostumados, de mais movimentação e fluidez no ataque.

Deja vú
No México foi um exemplo de como falta aquela azeitada na engrenagem do time. Jogo foi muito bem controlado no primeiro tempo, marcamos bem e não tomamos nenhuma pressão nem susto. "Naturalmente" veio o gol (boa Jadílson) e depois o pênalti que poderia ter acabado com o jogo. Mas tem dias que a noite é foda. Puta bad vibe. Pelo menos fica marcada a semelhança com o ano passado, quando perdemos do time mexicano com nome de uísque nos dois jogos da primeira fase e demos o troco quando realmente importava, no mata-mata. E detalhe, naquela ocasião também perdemos uma invencibilidade. Ou seja, tudo conspirando pro TRIcolor na final de novo !

Sai zica
Aposto o título do Paulista 2007 que a nojenta imprensa gambá vai dizer que o TRIcolor está em má-fase. Não adianta jogar uruca galinhada, pois a nossa má-fase sempre se resumirá a isso: umas duas derrotas em aproximadamente 30 jogos. Isso é que é má fase boa ! Sai de baixo quando o time ficar redondo após acabarem as contusões (Borges; Fredson; Jorge Wagner; André Dias; Maurinho) e outros se recuperarem fisicamente (R.C.; Josué; e Aloísio). O Penta Brasileiro está praticamente garantido. O que vier além disso é lucro.

A fagulha do craque
Para o time engrenar de vez, além de acabar as zicas de contusões, falta aquele lampejo do craque. Fora o sempre magistral Rogério Ceni, que depois do biênio 2005-2006 não precisa fazer mais nada que já tá bom, precisamos de um cara na linha que decida. Souza é importante nas assistências; Leandro é guerreiro, motor do meio-ataque; Ilsinho é habilidoso, o escape pela direita; mas o craque pode ser o Dagoberto (Robinho branco ?!?), caso o Juvenal abra o cofre.

Prof. Muricy
Com perdão ao Mestre Tuba que acha o Prof. mais torcedor do que treinador, eu discordo. Não o troco por nenhum outro técnico em atividade no Brasil. Ele é a cara do SPFC: sério, com caráter, exigente e competente. Fora que é discípulo do Mestre Telê, atestado de qualidade. Vejo com bons olhos também o fato de ser um torcedor do time e do futebol bem jogado. Só cuidado com os exageros e o coração, Prof.

Homenagem ao "Morto"
Como sinto falta do Danilo nesse time. Da mesma forma que respeito o brioco alheio, respeito também o pensamento alheio, já que cada um tem o seu. Mas não me conformo com quem contestava o Morto. O cara era essencial ao time, tanto no ataque como na defesa. Seus substitutos são inoperantes. Lenílson, p.ex., é incapaz de se movimentar direito em campo. Não é capaz de encostar no Aloísio, buscar jogo ou jogar na esquerda junto com o Jadílson. Deprimente. Tomara que Jorge Wagner se adeque à posição melhor que o Hugo.

Volta do 442
Tá certo que a onda de contusões não permite o treinamento do esquema, mas me parece inevitável a volta do 442. Sem André Dias, não dá para deixar o Edcarlos como o jogador da sobra do time. Sobra vontade, mas falta tutano, coitado. O problema é que com o Fredson ainda baleado, a única saída é o menino Hernandes, que deveria ser aproveitado aos poucos e num esquema já montado. Mas é nessa horas que se nota a personalidade do moleque (ou como diríamos no interior, "ver se o baguazim tem culhão").

Modelo/Treinador/Manequim/Atriz
Acho bacana a renovação que o nosso estilista Dunga vem fazendo na seleção e na sua conduta com os jogadores. Fiquei contente com a mudança tática, parecida com o esquema tático do Barça. Joga pro Gaúcho (que tem que ter assumir o dono do time) na esqueda, com um atacante rápido fixo na frente (Fred, Ricardo Oliveira, Adriano), com Robim do outro lado e Kaká vindo pelo meio (como Deco no Barça).

Camisa 10 - Novo melhor do mundo ?
Ao trocar o dono da mítica camisa 10 amarelinha, Dunga mostra sua opção em Kaká como o "dono" do time, ainda mais com o Ronaldim querendo férias. Ser o "cara" do melhor time do mundo é um passo pra eleição individual da FIFA...Que venha a Copa América e a fase final da Champions !

Minha Seleça
R.C.; Maicon (D. Alves), Juan e Alex, Gilberto; Gilberto Silva e Mineiro; Kaká, Ronaldim, Robim e Aloísio Chulapa !

2 Comentários:

Berrante,

O TRIcolor tá precisando de esquema tático. O Muricy tá conseguindo desfazer o que o Cuca, Leão e Autuori (principalmente) fizeram.

Jogar bonito não ganha jogo. Tem que ser efetivo. Prefiro um Fabão no meu time do que o firulento do Tiago ou o Gianechinni carrapeta.

Precisamos definir de vez quem é o substituto do Mineiro. Sem resolver isso, não vamos ganhar nada.

Eu jogaria com Jorge Vágner e Souza OU Reasco e Hugo.

E tem mais, o Jadilson tá deixando uma avenida nas costas dele. Sou pela volta do Júnior, especialmente em jogos de Libertadores, onde a experiência vale mais que qualquer coisa.

Resumindo. Contra o Necaxa:

RC, Ilsinho, Miranda, Pirulito, A. Dias, Júnior, Josué, Jorge Vágner, Souza, Aloisio e Leandro.

Se quiser ser ofensivo, basta trocar o Pirulito pelo Hugo.

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 04 abril, 2007  

Well said.

By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 11 novembro, 2008  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?