<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Meu último post de 2006. 

por Anselmo Trompete

Amigos corneteiros,

Gostaria de desejar à todos os leitores e colaboradores do Corneta Esportiva um Feliz Natal e próspero ano-novo.

Que o ano de 2007 seja ainda muito melhor e que todos nós tenhamos ainda muita saúde pra continuar comentando e discutindo futebol em nosso blog.

A seguir, um ctrl+C , ctrl+V de um texto que li no blog do Juca Kfouri. Quem assina o texto é Divino Fonseca e é sobre a final do Mundial de Clubes deste ano. Vale a leitura.

Abraços!


Chorem catalães e holandeses
por Divino Fonseca

A explicação de Johan Cruyff para a derrota do Barcelona, na coluna que escreve para o espanhol “La Vanguardia”, não tem o nível de seu futebol, que foi de gênio. Soa a choro de torcedor. O Barça teria perdido, basicamente, porque teve menos tempo de se adaptar ao fuso do que aquele time cujo nome a altivez eurocentrista mal se digna a citar. E, afinal, esses latino-americanos dão muito mais valor à competição, etc, etc.

Quer dizer que a falta de adaptação ao fuso não existiu na espetacular atuação contra o América, do México, três dias depois do desembarque no Japão. E foi se manifestar na derrota para o Inter, quando já haviam se passado seis dias. Aliás, Cruyff poderia lembrar que o time de Abel Braga deu as caras em Tóquio apenas três dias antes da equipe de Rijkaard – e depois de uma viagem muito mais desgastante, 42 horas, contra as 12 dos catalães.

O que se viu em Yokohama foi o time de futebol mais bonito cair diante do time obstinadamente marcador, frio e, por que não reconhecer, astuto para matar o jogo no momento certo – aquele em que o adversário se enervou, apressou jogadas e se abriu. Bem como muitas vezes se viu europeu fazer com brasileiro – e ser decantado, tanto lá quanto aqui.

Também acho que numa série de partidas o Barça superaria o Colorado na maioria delas. Mas, pelo jogo de domingo, a diferença não seria tão ampla como estimam Cruyff e sua turma. Tirando Ronaldinho e Deco, que estão de fato entre os melhores do mundo, vi um monte de jogadores comuns, alguns com mais estilo do que bola, apenas tirando proveito do entrosamento de anos. Uma mecânica que, bem estudada e combatida com aplicação, pode se revelar medíocre – como se viu no segundo tempo, quando Vargas substituiu o fora de forma Alex e o Inter se aprumou.

Enfim, chorem, holandeses e catalães. E esperem outra chance de imitar o Real Madrid. Que também dizia não ligar para esse tal de Mundial, mas quando derrotou o Olimpia, em sua última conquista, desfilou no carro de bombeiros.

Voltando ao Inter. Não foi a maravilha que boa parte da imprensa de Porto Alegre disse que foi. Mas no ano passado o São Paulo ganhou o Mundial levando um sufoco danado – o São Paulo que ainda hoje é menos time do que o Colorado – e não me lembro de ver tão repetida a tese de que perderia a maioria de uma série de jogos com o Liverpool. Enfim, futebol não é fascinante apenas porque o mais fraco pode derrotar o mais forte, mas também porque está cercado de emoções.

4 Comentários:

Feliz natal a todos.

Um próspero 2007.

TRIcolor campeão, DE NOVO.

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 21 dezembro, 2006  

Feliz Natal, boas entradas no Ano Novo, blá, blá, blá...

Saravá!

Timão eô!

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 21 dezembro, 2006  

2007, ano ímpar!

É nóis!

Vaaaaaaaai Curintchaaaaaa!

By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 22 dezembro, 2006  

Feliz 2007 procêis, seus corneteiros !!

Que venha o 5-4-4 !!!

Abraços

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 28 dezembro, 2006  

Post a Comment

4 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?