<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, outubro 09, 2006

Rápidas & Rasteiras 

Diego Corneta

Clichês
Em matéria de ontem, o caderno de TV do Estadão traz uma curiosa reportagem sobre as mesas redondas e os programas esportivos. O ponto interessante é que os programas foram assistidos e analisados por mulheres, seres não contaminados pelo fanatismo futebolístico, ou seja, os principais sintomas (cegueira, unilateralidade de opinião e idiotice) dessa doença ainda não se manifestaram. O resultado (muitos de nós já sabíamos...) é que a maioria dos programas é um festival de repetições, clichês e bobagens deslavadas. Falta assunto e sobram “polêmicas”, previamente ensaiadas.

Milton Neves assumiu: “O espaço maior sempre é para o Timão. Se estiver bom, ganha espaço, se estiver ruim, mais ainda... quando passo imagens de Flamengo X Fluminense, a audiência fica em 2 pontos, se é Corinthians, sobe para 6, em quem acha que vamos apostar?”. Na TV, muitas vezes, a informação não importa, a meta é o Ibope e o retorno financeiro que isso traz. Não que seja proibido uma empresa ter lucros, o meu questionamento é sobre os artifícios que elas usam. Priorizam a repetição e deixam a qualidade de lado. Se os programas fossem mais discretos, mais equilibrados (em todos os sentidos) e, conseqüentemente, melhores; todos nós ganharíamos.

Pérolas
A seguir, algumas pérolas coletadas nos programas esportivos. Baboseiras que muitas vezes passam batido aos ouvidos tapados dos “doentes”, mas incompatíveis com os ouvidos “limpos” femininos.

“Se o goleiro usasse os sapatos Di Pollini, não pisaria assim na bola” – Flávio Prado, merchandising tem limites...

“O jogador foi muito precipitado, portanto, se precipitou”, - Muller, gênio da argumentação.

“O púbis não entrava em campo antigamente” – José Trajano, como é?

“Vou enchuriçar” – Roberto Avalone queria falar “enchouriçar” e criou um novo verbo. Mas afinal, o que ele quer dizer com isso?

“A gente conseguiu conseguir nosso objetivo, os 3 pontos” – Fábio, goleiro do Cruzeiro, conseguiu conseguir usar o mesmo verbo duas vezes seguidas. Prêmio para ele.

Agora a pérola do mestre do “embromation”, ele, o gaúcho Tite: “Velocidade é um aspecto fundamental da modernidade, quando se chega na frente e a velocidade com que tu retornas, e quando tu retornas, a velocidade que tu chegas na frente...” Alguém entendeu? Socorro!

Passos largos
O que seria da imprensa esportiva sem os clichês? Não sei. Mas o fato é que o São Paulo caminha a passos largos para o título. Jogando com uma formação agressiva, com apenas um volante de ofício, o São Paulo virou o jogo ainda primeiro tempo. Bateu o Fluminense, lá no Maracanã, por 2X1. Na goleada do meio de semana (5X1 contra o Vasco), o time já tinha jogado assim, com um volante (Josué), dois meias (Danilo e Souza) e três atacantes (Aluísio, Leandro e Thiago). Tudo bem, Souza e Leandro têm ótimo preparo físico e ajudam na marcação, mas o sistema do Muricy é muito interessante. Lembra o Corinthians do Parreira, em 2002, com o mesmo Leandro se desdobrando entre ataque e marcação. A diferença é que o Corinthians daquela época tinha dois volantes (Fabinho e Vampeta) e um meia (Renato); já o SPFC, como já foi dito, tem um volante e dois meias.

Timinho
Ano passado, o Timão teve o melhor ataque, foi o time com maior número de vitórias; foi campeão. Esse ano, o Timinho tem 28 jogos e 26 gols, média de menos de um gol por jogo. Já tomou 38 e já perdeu 14 vezes; está na zona de rebaixamento.

Fui ver Corinthians X Santos no meio de semana. Todos já sabem o resultado, 3X0 para o Santos. O Corinthians pressionou o primeiro tempo todo, perdeu gols incríveis e tomou 1X0 no final. Segundo tempo, quase a mesma coisa, pressionou (sem muita força e com pouca inteligência), perdeu gols e tomou mais 2. Na minha opinião, mesmo o time fazendo um bom primeiro tempo, Leão entrou com a equipe errada. Desde que ele chegou, só jogou no 4-4-2, justo no clássico foi entrar de 3-5-2, com Roger e Amoroso no ataque. Todo mundo sabe que o Roger não rende nada jogando de atacante. Ou o Leão é muito teimoso e presunçoso, ou ele quer queimar o Roger; pode ser as duas coisas. O certo é que o 3-5-2 não deu certo, Leão se arrependeu no meio da partida e voltou ao 4-4-2; já era tarde.

Ontem, contra o Goiás, erros ainda piores, de todos os lados, de Leão, dos jogadores e da arbitragem. Leão entrou de novo com o 3-5-2, mas dessa vez com Carlos Alberto e Roger se alternando no ataque, ao lado de Amoroso. O time saiu do primeiro tempo empatando por 1X1. Voltou ao segundo sem o Roger e com o péssimo Rafael Moura; trocou também Rosinei por Coelho. Betão foi expulso injustamente num lance ridículo. Leão, quis manter o sistema de três zagueiros, sacou Carlos Alberto e botou Marcus Vinícius. Pronto, a merda estava feita. Como é que um time joga sem meias e sem volantes apoiadores? Ele deveria ter tirado o mesmo Rafael e deixado o Carlos Alberto lá. Pelo menos o Carlos Alberto sabe correr com a bola em direção ao ataque.

O time ficou sem opções e perdido. César e Coelho não conseguiam levar a bola ao ataque. Marcelo Mattos e Magrão não estavam jogando e dos volantes substitutos (Paulo Almeida e Rafael) não dá para esperar nada, a não ser disposição na marcação e pancadas, muitas pancadas. Coelho fez uma das piores partidas que eu já vi. Tão ruim quanto as duas fatídicas contra o River. Como é que esse cara ainda tem chance no Corinthians? Ele errou todos os lances de ataque que tentou, errou muitos passes, inclusive na saída de bola, tomou um baile do Jadílson e cometeu muitas faltas. Errou tudo, se o time estivesse com um cone em seu lugar, seria a mesma coisa.

Rafael Moura, para variar, perdeu outro gol feito; isso quando o jogo ainda estava empatado. E com o time rendido e perdido em campo, os gols do Goiás não tardaram a sair. 3X1 saiu barato para o futebol que o Corinthians jogou e para as substituições de Leão. O juiz errou feio ao expulsar Betão e não dar um pênalti no Marcus Vinícius, mas o Leão e os jogadores fizeram de tudo para perder o jogo.

4 Comentários:

Faltou comentar o REIdmundo chutando a bunda do REInato!!! Chupa mengão!

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 09 outubro, 2006  

Se o São Paulo for campeão e o Corinthians cair pra segundona, vou entrar num período sabático de hum ano.

Edmundo joga muito e pensa pouco.

"Sabe o que o Mengão tem mais que o São Paulo?

-Tem mais é que se foder mesmo."

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 09 outubro, 2006  

Para êxtase dos anti-corintianos, a esquadra do Pq. São Jorge é uma das mais ridículas do Brasileirão.

Confesso que antes achava que ia ser difícil o Corinthians cair, uma vez que existiam times piores que ele. Mudei minha opinião. O elenco do Corinthians é horroroso

O Marcelo é razoável, mas apertou ele entrega. Coelho é um dos piores laterais desde a era Luiz Carlos Winck. Na zaga só salva o Marinho (que vem jogando mto bem). Betão é estabanado, Marquinhos é grosso e o tal do Marcus Vinícius nao joga na várzea assisense (esse último entregou o segundo gol goiano).
No meio campo só salva Marcelo Mattos. Magrão jogou pouco mas acho que dá pra manter ele no time. Rosinei foi contaminado com frescura do Roger e, por mim, os dois poderiam sumir do Corinthians. Carlos Alberto deveria jogar no SP ou ser estilista - falta masculinidade assim como falta futebol. Rafael Moura é péssimo e perde gols que até o Bigu fazia (lembram do Bigu?). Amoroso ainda nao mostrou a que veio.

Pra finalizar, até o Leão vem fazendo umas presepadas. Entra com esquema errado e faz alterações, no mínimo, estranhas.

Amigos corintianos, podem ir se preparando par ao pior.

By Anonymous Anônimo, at terça-feira, 10 outubro, 2006  

Convenhamos que tanto Corinthians quanto Santos não mantinham qualquer desejo de avançar na Sul-Americana.

De todo modo, também participo de um blog esportivo.

Qualquer hora dá uma passada por lá.

www.diletra.blogspot.com

Abraços

By Blogger Rakal D'Addio, at sábado, 21 outubro, 2006  

Post a Comment

4 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?