<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, setembro 01, 2006

1º de Setembro 

por Anselmo Trompete

Esse post merecia um texto mais autêntico, é verdade. Mas não pensem vocês que esse "ctrl+C" "ctrl+V" foi um desleixo proposital. O Sport Club Corinthians Paulista passa sim por uma das maiores crises de sua história, mas não podemos deixar de homenageá-lo no dia de seu 96º aniversário.

Conquistas, glórias, crises, escândalos, choros (alegres e tristes), entre outras coisas já foram o centro das atenções durante os quase 100 anos de história do Timão. Assim como os momentos bons chegam e se vão, por que seria diferente com os momentos ruins? Tenhamos fé, fiel torcida.

Há 96 anos, cinco operários assistiam impressionados à exibição do Corinthian Team, equipe da Inglaterra que excursionava no Brasil. O nome da equipe era em homenagem à cidade grega de Corinto, que ficou famosa entre os séculos VI e VII a.C. pela prática esportiva.

Naquele instante em que olhares perplexos acompanhavam a partida um sonho brotava no coração de Anselmo Correia, Antonio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Rafael Perrone. Começava ali a surgir um sentimento nobre de fidelidade.

Dos corações daqueles trabalhadores começou a idéia de fundar uma equipe de futebol, oriunda da classe operária que viria para alegrar o bairro do Bom Retiro. Mas mal sabiam que de bairro em bairro, de cidade em cidade, de país em país, a nação de torcedores se alastraria e se tornaria a mais vibrante e apaixonante torcida do planeta.

Assim, no dia 1º de setembro de 1910*, perto das 20h30, sob a luz de um lampião, na esquina da Rua José Paulino com a CônegoMartins, aqueles cinco mosqueteiros e mais oito sonhadores fundavam mais do que um simples time, o SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA. Uma nova forma de amar, que nasceu na várzea para ser grande.

A raça já fazia parte daquela equipe, abençoada por forças divinas desde seu nascimento, Seus fundadores bateram de porta em porta para arrecadar a quantia de 6 mil réis com o objetivo de comprar a primeira bola de futebol e pedir um campo emprestado, no qual os próprios jogadores limparam e aplainaram o gramado.

Dias depois de ser fundado, o Corinthians fazia o seu primeiro jogo oficial, no dia 10 de setembro de 1910. Felipe Valente, RafaelPerrone, Atílio Fedi, Francisco Lepre, Alfredo de Assis, Francisco Police, João da Silva, Jorge Campbell, Luiz Fabbi (autor do primeiro gol do Corinthians na história), César Nunes e Joaquim Ambrósio deram inicio ao que seria o grande campeão dos campeões, o verdadeiro campeão mundial.

Apesar da fase atual em que a equipe é administrada por uma diretoria omissa que trava uma briga de egos ao invés de defender o Corinthians, todo torcedor se orgulha acima de tudo em ser corinthiano e dedica o seu amor ao Sport Club Corinthians Paulista.

Parabéns CORINTHIANS por mais um ano de vida e agradecemos por no dia 1º de setembro de 1910 ter nascido a razão de nosso viver.Parabéns, Corinthians minha vida, Corinthians minha história, Corinthians meu amor.


* Em 1º de Setembro de 1979 nascia nosso amigo Diego Corneta. Data melhor impossível para esse corintiano que, apesar de fanático, é um dos mais lúcidos e justos que conheço. Parabéns, irmão.

2 Comentários:

Marquinhos, parabéns pelo note.

V. também deve saber que ele se chama Diego em homenagem ao Maradona.

Diegão, parabéns pelo aniversário.

Abraços

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 04 setembro, 2006  

Anselmo, valeu pelo texto. Obrigado mesmo!

PS: Meu nome é Diego por causa de um anarquista espanhol chamado Diego Abad Santillán. Dêem "google" com esse nome, o cara era ponta firme!

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 04 setembro, 2006  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?