<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, julho 06, 2006

Nós, os entendidos 

Diego Corneta

Muito já se falou sobre a eliminação do Brasil. Tudo o que eu escrever aqui poderá ser apenas “chuva no molhado” e nada além. O time entrou em campo com a formação que muita gente considerava ideal; Juninho no meio, Ronaldinho no ataque e Gilberto Silva no lugar do Emerson. O que vimos foi uma inoperância e uma incapacidade de criar jogadas nunca dantes vista. Sim, o Brasil nunca havia caído fora de uma Copa jogando tão mal. Finalizamos apenas seis vezes. Quatro delas nos 12 minutos finais, já no desespero. Apenas uma acertou o gol. E foi tudo o que fizemos.

E quem disse essa foi Armando Nogueira, que cobre Copas desde 1900 e bolinha. Breve retrospecto: Em 1998, fomos surrados por um time que jogou muito mais bola e ainda tínhamos o peso da misteriosa síndrome em Ronaldo; em 1990, caímos diante da Argentina de Maradona, mas jogamos melhor e perdemos muitos gols; em 1986, tombamos nos pênaltis diante da França de Platini, mas empatamos o jogo e lutamos até o fim; em 1982, tínhamos o futebol-arte de Telê e saímos de cabeça erguida, jogando muito bem; em 1978, ficamos fora de decisão por conta de uma roubalheira arquitetada pela ditadura argentina, que comprou o Peru, não perdemos nenhum jogo e saímos em terceiro, como “campeões morais”; e, em 1974, perdemos para a fantástica Holanda de Cruify, uma equipe superior à nossa.

Ronaldinho Gaúcho é e ainda será um jogador espetacular, mas foi disparado o pior jogador brasileiro na Copa. Dadas as expectativas, diria até que foi o pior jogador de toda a Copa. Não fez absolutamente nada, a não ser um passe para um gol no jogo que não valia mais nada, contra o Japão. Ronaldo jogou com 10 quilos a mais, fez três gols mas ficou devendo, e muito. Adriano também não jogou o esperado. Kaká só jogou o primeiro jogo e depois sumiu. Juninho, que tanto pedia uma vaga na equipe, também não fez nada contra a França, jogou bem apenas no jogo treino contra o Japão. Agora, todos concordam: Cafu e Roberto Carlos se arrastaram a Copa toda. Cafu acertou um único cruzamento para Adriano marcar um gol impedido. Roberto Carlos, nem isso. Ele errou todos os cruzamentos que tentou durante a Copa, sem contar os inúmeros passes e “lançamentos” errados.

Aliás, ele vai ficar para sempre marcado. A essa altura, todos já sabem e já viram Roberto “a maior farsa do futebol mundial” Carlos descansando enquanto Henry faz o gol da França. Por mais que a França tenha jogado um partidaço, nunca um jogador de 35 anos poderia ter sido o melhor em campo. E foi. Zidane fez uma partida impecável, jogou livre e quase nem errou passe. Tomou conta do meio-de-campo e organizou a França do jeito que bem quis. Nessa trágica campanha, apenas os mais criticados se salvaram: Lúcio, Juan, Dida e Zé Roberto. Antes da Copa, nós, os entendidos, apontávamos a zaga como o ponto fraco da seleção. Fica uma lição.

Deutschland
E a Alemanha atingiu seu ápice no primeiro tempo contra a Suécia. Nas quartas, contra a Argentina, já não jogaram tão bem. E as fraquezas da equipe vieram à tona frente à Itália. Foram eliminados, porém, com honra e hombridade. Foram até onde deu.

Azzurra!
E a Itália, deixou a histórica retranca de lado e fez os melhores 30 minutos da Copa. Jogaram muito na prorrogação, mandaram duas na trave, pressionaram durante os dois tempos de 15 minutos e fizeram dois belos gols já no finalzinho. Méritos para Marcelo Lippi, que deixou Totti em campo. Tirou o péssimo Luca Toni e mais dois volantes. Entraram Iaquinta, Gilardino e Del Piero, dois atacantes e um meia. Deu no que deu. E o excelente Pirlo fez uma partida impecável.

Lusos
Gritos desesperados, gestos teatrais, pressão na arbitragem... De nada adiantaram as armas de Felipão. O time português é limitado e chegou mais longe do que o esperado. A França tem uma equipe melhor e mereceu ganhar. Tem outra, Cristiano “Mala” Ronaldo foi tocado no polêmico lance em que Portugal reclama que foi roubado. Acontece que o mala sem alça pulou tanto que nenhum juiz daria pênalti com uma cena daquelas.

A minha seleção da Copa
Não que esses jogadores sejam muito melhores que outros, mas o critério foi o quanto eles jogaram até agora na Copa.

1- Buffon (Itália - está fazendo uma Copa espetacular. Tem boa parcela de responsabilidade na campanha da Itália)
2- Miguel (Portugal - típico lateral que corre o jogo todo e aparece em todo o campo. Marca bem e também apóia com competência)
3- Canavarro (Itália - alguém discorda? O cara é um monstro! Baixinho para os padrões de zagueiros, mas compensa com velocidade, tempo de bola e muita técnica)
4- Lúcio (Brasil - o jogador mais criticado da equipe fez uma excelente Copa. Fez poucas faltas e muitos desarmes.)
5- Vieira (França - volante técnico e inteligente que ainda sabe fazer gols)
6- Lahn (Alemanha - lateral-esquerdo que é destro! Rápido, habilidoso e jovem, vai dar o que falar ainda)
7- Nedved (Rep. Tcheca - meia inteligente e objetivo; seu time ficou de fora, mas ele foi o melhor jogador da primeira fase)
8- Pirlo (Itália - além de ser o motor da equipe, o cara também é o cérebro. Está fazendo o seu trabalho e o do Totti. Jogou bem todos os jogos)
9- Klose (Alemanha - matador e inteligente. Provou que sabe muito mais coisas além do cabeceio. Foi o melhor jogador da Alemanha)
10- Zidane (França - sumiu na primeira fase. Jogou muito contra Espanha e Brasil. Comanda a França e faz a despedida de seus sonhos)
11- Henry (França - mesmo jogando isolado, ainda consegue ser perigoso e marcar gols)

Craque da Copa
Roberto Carlos! Brincadeira... Vou esperar a final para falar. Mas já adianto que estou propenso a votar em Pirlo ou Zidane.

Revelação
Peter Crouch! He, he he. Essa é difícil. Não tivemos nenhum jogador desconhecido que despontou. Pela idade e por ser relativamente desconhecido, eu voto em Lahn.

P.S.: Entre nós, os entendidos, não houve nenhuma voz apontando uma final entre Itália X França. É por essas e outras que o futebol é o esporte mais amado no mundo.

2 Comentários:

Nunca, mas nuuuuuuuuuuuuunca eu iria acertar essa final! Jurava que ia dar Alemanha x Brasil, com vitória dos donos da casa.

Até achei que a França poderia "complicar". Afinal o time deles não é ruim, apesar de "velho". Mas nunca iria apostar numa final com Zidane e Cia.

A Itália sim me impressionou! A Azurra foi "comendo pelas beiradas" e agora tem chance de ser tetracampeã!

Ahhh... por isso que eu ADORO o futebol...

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 06 julho, 2006  

A Copa foi melhor do que eu esperava e pior do que todo brasileiro esperava.

Perder nas quartas, tudo bem. Mas, não podia ser contra a França e da forma que foi.

Acho que foi o dia mais triste da minha breve história futebolística. Comparável à derrota para o Uruguai em 50. Mas, essa eu não vi. Graças a Deus.

Ainda bem que tenho o Tricolor para me alegrar.

By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 07 julho, 2006  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?