<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 19, 2006

Vagaroso, vagal, vaga 

Diego Corneta

Sob este título aliterado e oportunista, iniciamos nossa semana. E mais uma vez o Brasil não jogou nada no primeiro tempo; e mais uma vez Ronaldinho Gaúcho ficou muito aquém do seu potencial; e mais uma vez vencemos.

Nosso time é tão bom que se dá o luxo de jogar apenas 45 minutos por jogo. Foi assim na estréia e foi assim ontem. Mas acontece que os adversários eram fracos; nas próximas fases o Brasil não vai ter tanta moleza. Espero que o time acorde. Ontem, mais uma vez, a dupla de zaga foi muito bem. Lúcio é tosco, mas joga com muita seriedade, não tem vergonha em dar chutão. Juan joga o fino; tem classe e tempo de bola, raramente recorre às faltas.

Os laterais não foram bem e não apareceram como opções no ataque. Roberto Carlos, só para variar, errou todos os cruzamentos que tentou e errou também todos os chutes que deu. Continuo afirmando que ele é a maior farsa do futebol mundial. Titular no Brasil e no Real Madrid há muitos anos mais por falta de opção e comodismo dos técnicos do que por qualidade técnica. Ele tem um ótimo vigor físico, marca relativamente bem e, uma vez por ano, acerta um chute forte. Só.

Zé Roberto foi excelente e fez desarmes preciosos. Foi escolhido o melhor em campo. Num jogo onde poucos brilharam, a escolha foi justa. Já seu companheiro Emerson parecia cansado, comprometeu a marcação e foi trocado por Gilberto Silva. Eu achava que Emerson era um dos “intocáveis” do Parreira. Depois de vê-lo substituído ontem, já não acho. Aliás, prefiro o Gilberto Silva ao Emerson.

Kaká foi pior em relação ao primeiro jogo, mas acertou um bom chute e puxou alguns contra-ataques. Ronaldinho Gaúcho está devendo e muito. Parece sempre afobado e ontem chegou a pisar na bola! Nunca tinha visto lance tão grotesco protagonizado por ele. Apesar da péssima exibição, a bola que iniciou o gol do Adriano partiu de Ronaldinho.

A dupla de ataque foi melhor que no primeiro jogo e pior do que á capaz de fazer. Ronaldo se movimentou muito mais e participou de boas tramas. Deu uma furada inacreditável, típica que quem está sem ritmo de jogo. Ele precisa fazer logo um gol para ganhar confiança. Adriano longe da área é desperdício, mas quando ele recebe a bola próximo dela, é um dos atacantes mais perigosos do mundo.

Kaká vê de camarote, incrédulo, a furada de Ronaldo.

O Pé-de-uva, mais uma vez, mexeu bem. Tirou Emerson, que estava péssimo; tirou Ronaldo, visivelmente exausto; e tirou Adriano, também cansado. Robinho está entrando muito bem e provavelmente deve terminar a Copa como titular. Fred joga muito e deu sorte. Tomara que continue assim.

E mesmo com um futebol vagaroso e jogadores aparentemente vagais, o time conseguiu a vaga. Desculpem-me pela falta de criatividade. Deve ser contagiosa, peguei da seleção... O que nos consola é que o time brasileiro tradicionalmente cresce ao longo das competições. Torço para os laterais apoiarem, torço para Ronaldinho Gaúcho acordar e torço para a dupla de ataque corresponder às expectativas. Torçamos.

Brasil?
E los hermanos ar.. RRen.. tinos jogaram um futebol digno de Brasil. Toques rápidos e objetivos, marcação sob pressão e ótimos finalizadores. Resultado: 6X0 e show. Poderia ter sido mais. Outro ponto forte foi a ausência de estrelismo; a Argentina não teve fominha em campo e goleou com uma facilidade incrível.

Caneta, dividida e conclusão perfeita. Golaço de Carlitos.

França em crise
Apático, lento e sem tesão, o time francês não passou de um empate diante da incansável Coréia do Sul. Zidane não jogou nada, chutou um coreano sem bola e foi substituído. Não joga a próxima partida e pode ter feito sua despedida de forma melancólica. Henry padece do mesmo mal que afeta Ronaldinho, raramente joga na França a bola que ele joga no Arsenal.

Enfim, a África
Gana jogou muito e derrotou a ótima seleção Tcheca. Com o empate da Itália, o grupo ficou indefinido. É o mais disputado da Copa. Aposto em Gana e República Tcheca para passarem de fase.

Lusos
Depois de 40 anos, Portugal passa da primeira fase em uma Copa. Vamos aos fatos. O maior jogador da história do país, Eusébio, é de Moçambique. Hoje, o técnico é brasileiro e o principal articulador é brasileiro. Ou seja, estão bem os portugueses. Tem outra, se o “craque” deles, Cristiano Ronaldo, jogasse metade do que ele pensa que joga, seria um Ronaldinho. Cristiano Ronaldo (que nome!) joga bem, mas é de longe o cara mais mascarado da Copa.

Luto
Com tanto filho-da-puta no mundo e morre justo o Bussunda! Foi cedo demais, o Corneta Esportiva está de luto.

1 Comentários:

Estou decepcionado como o Ronaldo Gorducho. Juro que esperava mais dele.
Aliás, todo nosso ataque não está rendendo o que deveria. Nossa defesa, quem diria, é o ponto forte.

Bush, ACM, Marcola, Paulo Maluf... e quem morre é o Bussunda. Sacanagem.

By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, 19 junho, 2006  

Post a Comment

1 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?