<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 05, 2006

É o amor... 

por Anselmo Trompete

Resolvi escrever esse texto após os intermináveis comentários no post abaixo.

Há quase dois dias eu, Diego Corneta e Mauricio Tuba estamos discutindo sobre o maior craque da atualidade: Ronaldinho Gaúcho.

O ponto de discórdia surgiu quando Diego Corneta disse que o Ronaldinho Gaúcho é o maior jogador que o Brasil já teve, depois do Pelé. Discordo (só pra variar um pouco, heheheh...) do meu amigo de cornetadas.

Ronaldinho Gaúcho é espetacular e tem tudo pra ser o maior jogador brasileiro, depois do Pelé. Notem que eu escrevi “tem tudo pra ser”, mas eu acho que ainda não é.

O que acontece com o Ronaldinho Gaúcho e seus cegos admiradores é semelhante do que acontece com a gente no começo de um namoro. Tudo é maravilha. Qualquer coisa que nossa amada faz é lindo, maravilhoso, a ponto de esquecermos tudo que passamos nessa vida. Tudo que ela diz “é mais sincero”, tudo que ela faz “é mais lindo”, tudo que vem dela é muito melhor.

Fiz essa comparação porque foi a maneira que encontrei para descrever o pensam os cegos admiradores do Ronaldinho Gaúcho. Isso mesmo, cegos! O amor faz a gente ficar cego e muitas vezes esquecer a razão.

Lembram daquele vídeo, que circulou na net? Aquele do Ronaldinho Gaúcho fazendo um “ping-pong” com a trave, em pleno treino do Barça. Então. Somente quem está cego de amor e admiração consegue acreditar naquela montagem. Assim como, os cegos admiradores do Ronaldo Fenômeno juram que ele realmente estava numa arena driblando um touro na última campanha da Brahma.

O amor faz essas coisas com a gente. Faz a gente achar que jogadas (algumas relativamente comuns em campeonatos nacionais) são “obras de arte”. O gol marcado pelo 10 do Barça contra o Chelsea eu já vi umas 100 vezes aqui no Brasil. Mas não!! Foi o Ronaldinho Gaúcho que adiantou a bola, deu uma trombada no Terry, e chutou no canto. Se isso foi golaço, então o que foi aquele gol do Nilmar contra a Portuguesa Santista? E aquele do Alex (ainda no Palmeiras) , chapelando todo mundo, contra o São Paulo? Ou aquele do Danilo, pegando de primeira no canto da grande área. Mas não... gols do Ronaldinho Gaúcho são muito mais bonitos, simplesmente porque SÃO DO RONALDINHO GAÚCHO.

Outra coisa. O próprio Diego Corneta vive comentando que na Europa só tem “pé-duro”. Pra ele, o Basílio (aquele mesmo, do Palmeiras, Santos, Ituano...) joga mais que o Owen, o Ricardinho coloca o Scholes no chinelo, e por aí vai. Pois bem. Já que pensa assim, então é muito mais fácil fazer gol na Europa! Afinal, lá só tem caneludo! Então, vamos começar a minimizar as belas jogadas do Ronaldinho Gaúcho porque lá no velho continente só tem perna-de-pau e, jogando com perna-de-pau, até eu consigo dar 3 chapéus consecutivos no mesmo jogador.

Não tenho dúvidas que se o Ronaldinho Gaúcho continuar jogando essa bola, mesmo que sendo no meio dos “grossos lá de Europa”, só um desastre tira o hexacampeonato do Brasil. Também não tenho dúvidas que o ele vai ser um dos maiores craques de todos os tempos. Só não acho que estou tendo “excesso de cautela”. Só não estou apaixonado, e, portanto, consigo pensar um pouquinho com a razão.

6 Comentários:

O Felipão (coitado, ele deve entender só um pouquinho de futebol) votou no Terry como o terceiro maior jogador do mundo. Repito, TERRY, para o Felipão é o TERCEIRO do mundo. Disse que é o melhor zagueiro que já viu jogar, capaz de marcar qualquer um, exceto Ronaldinho. Não acompanho muito o Terry, mas se o Felipão fala isso, o cara deve realmente se destacar na posição.

O gol do Ronaldinho foi muito foda e continuo achando que ele é o maior brasileiro depois do Pelé.

E tem outra, lá na Europa, tem muito pé duro mesmo, muito mais que no Brasil. Tirando os grandes times que disputam a Liga dos Campeões, mais uma meia dúzia (no máximo), não sobra nada. O Noroeste de hoje ficaria em terceiro na Espanha e o São Caetano (de anos atrás) disputaria o título.

Lá os caras se impõe pela disciplina tática, força e preparo físico. Parecem que são bons, mas enganam. Vc já viu o tamanho dos zagueiros dos grandes times ingleses? São gigantes! Mas Dininho, Gamarra ou Mauro Galvão jogam (ou jogaram) muito mais bola que eles.

Mas, por outro lado, se é tão fácil assim, porque só alguns se destacam? Se o nível é tão fraco como eu mesmo falo, porque é que só alguns realmente se destacam? Óbvio, por que os que se destacam são bons mesmo! E no caso do Ronaldinho, ele se destaca muito! Ele é mais que bom, é genial!

PS: Eu apaixonado pelo Ronaldinho??? É ruim, heim!

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 05 abril, 2006  

Vc comentou:

"O gol do Gordo foi massa mesmo. Se fosse o Gaúcho que tivesse feito, teria feito um texto só para falar do lance, teria mesmo."

Pra mim isso só pode ser paixão ou cega admiração.


Sei não...

By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, 05 abril, 2006  

E tem outra:

"O Felipão disse que..." . Tudo bem que ele disse. Mas VOCÊ disse que na Europa só tem cabeça de bagre! Logo, o Ronaldinho só joga no meio de caneludos!

Agora só falta vc dizer que aquele coitado que levou 3 chapeladas seguidas era um dos maiores volantes da história do futebol europeu... Afinal... FOI O RONALDINHO GAÚCHO que conseguiu dar os dribles nele...

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 06 abril, 2006  

Anslemo, meu caro;
Sou apaixonado pelo futebol bem jogado. Nunca escondi isso de ninguém.

Ronaldinho Gaúcho é a concretização do futebol bem jogado, com criatividade e altíssimo poder de decisão.

Portanto, sou apaixonado PELO FUTEBOL do Ronaldinho.

Deixo isso tão claro que as explicações são até desnecessárias...

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 06 abril, 2006  

Eu tb acho o futebol dele espetacular, Diego. Acho que ele joga muito e bla bla bla.

Só queria dizer que vc foi muito infeliz em dizer que os jogadores da Europa são "grossos". Só que vc nunca vai dar o braço a torcer e aceitar que os melhores jogadores do mundo estão jogando no velho continente. Afinal, o único que joga alguma coisa por lá é o Ronaldinho Gaúcho...

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 06 abril, 2006  

Vc sabe ler?
Leia de novo o que escrevi acima.

"Lá os caras se impõe pela disciplina tática, força e preparo físico. Parecem que são bons, mas enganam.(...)

Mas, por outro lado, se é tão fácil assim, porque só alguns se destacam? Se o nível é tão fraco como eu mesmo falo, porque é que só alguns realmente se destacam? Óbvio, por que os que se destacam são bons mesmo!"

Nesses que realmente se destacam entram: Os Ronaldos, Zidane, Henry, Del Piero, Shevchenko, Kaká, Riquelme e outros poucos. Não há como negar que são bons, mais que isso, estão entre os melhores do mundo.

É claro que lá estão os melhores jogadores do mundo, principalmente nas principais equipes. Mas, de uma maneira geral, os caras lá são bem mais grossos que os daqui. É um fato.

Basta assitir, por exemplo, Totteham X Newcastle para ver o grau dos caras. Ou então pergunte para o Maurício sobre o campeonato holandês... O alemão eu acompanhei e vi que o nível é tosco, beeem tosco alías.

Tem outra, muitos "craques" europeus são superdimensionados e não passam de apenas bons jogadores (ou nem isso), como Owen, Beckham, Ballack, Vieri, Raúl e muitos outros, muitos mesmo.

By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 06 abril, 2006  

Post a Comment

6 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?