quarta-feira, abril 19, 2006
Milan X Barcelona
Dessa vez eu não resisti e acompanhei a partida no hiper-super-mega-emocionante placar UOL. "Ronaldinho recebe falta, bate perto da trave", "Schevchenko arranca e é desarmado". Acompanhar um jogo assim é uma das experiências esportivas mais frígidas que existem. É mais ou menos por aí. De noite, quando eu fui assistir o VT na ESPN, já sabia que o Barça tinha ganhado por 1X0. Sim, um jogão desses eu assisto até VT.
E, de fato, foi um jogaço. Duas grandes equipes que mesmo marcando muito, não deixavam de buscar o gol. Kaká e Schevchenko são ótimos, mas o Seadorf destoa naquele time do Milan. Eto'o, Giuly e Rafa Márquez também foram muito bem. Foi uma partida de xadrez, um menor espaço, uma mínima falha, poderia definir o jogo. E definiu. Ele de novo. Ronaldinho estava muito marcado, mas movimentou-se muito e participou de quase todas as jogadas de ataque do Barcelona.
É impressionante, quase todas (eu ia dizer TODAS, mas posso errar) as bolas de ataque passam pelos pés do Ronaldinho. Não foge de suas responsabilidades e seus companheiros sabem que ele pode decidir a partida em um lance, confiam muito nele. Ronaldinho voltava para fugir da marcação, organizava as jogadas e distribuía bons passes no meio de campo. Deu ótimos dribles em espaços curtos, com direito a dois chapéus sensacionais. Um em Gattuso, outro, de forma humilhante, em Pirlo. Nas poucas chances em que Ronaldinho realmente teve espaço, mandou uma na trave, e colocou Giuly na cara do gol. O francês não hesitou e fuzilou Dida, uma porrada de canhota, sem chance de defesa.
Esquadrão. Mesmo com um uniforme horoso, o Barça bateu o Milan
Hoje os jornalões (Folha e Estado) enaltecem a atuação do craque, ontem o Parreira já havia pagado um pau. Apesar do amigo Anselmo Trompete achar que ainda é cedo para alçá-lo ao mesmo patamar celestial de Maradona e Pelé, Ronaldinho já conquistou seu posto entre os grandes, entre os maiores, precisamente.
Frank Rijkaard, responsável por montar e azeitar a equipe mais ofensiva do mundo (sim, o Barca tem a melhor média de gols do mundo), ontem foi muito bem e mostrou que aprendeu a lição do ano passado, quando não abriu mão do seu esquema super ofensivo e viu o Chelsea abrir 3X0 no placar, num jogo em que o Barça só precisava empatar para ficar com a vaga. Ronaldinho ainda tentou salvar a pele do treinador e fez dois gols, um deles antológico (aquele da sambadinha em frente à área, com uma conclusão improvável, num espaço mínimo, com a bola descrevendo uma trajetória mais improvável ainda), difícil de esquecer. Mas o placar final ficou 4X2 pro Chelsea.
Enfim, ontem o técnico holandês fechou o time e garantiu o ótimo 1X0 na casa do adversário. Sacou o atacante Giuly e colocou o Belleti. Tudo bem, o Belleti não é nenhum craque, mas marca muito melhor que o Giuly. No jogo de volta o Barcelona é o favorito para conquistar a vaga. Jogando em casa, o time catalão é sempre favorito, com a vitória no primeiro confronto, a vaga está muito próxima.
Números
A partida de ontem estava sendo aguardada há muito tempo, na Europa estavam dizendo que era a final antecipada. O jogo causou frisson no Velho Continente. Os números, dignos de uma final de Copa do Mundo, confirmam isso: 220 jornalistas, 78 fotógrafos, 75 locutores e comentaristas de rádio e televisão, mais 448 auxiliares. Além disso, o Milan vendeu todos os 80 mil ingressos para a partida, arrecadando cerca de 3 milhões de euros. O jogo foi visto ao vivo em mais de 70 países, nos cinco continentes. Tudo isso por apenas por 90 minutos de disputa.
Veneração exagerada ou a constatação do óbvio ululante?
"Ronaldinho é o melhor do mundo, sem discussão.Ele faz coisas muito diferentes e já é uma lenda, está à altura de Pelé, Maradona, Di Stéfano e os maiores", frase dita por Cafu, dias antes do jogo de ontem. Para a matéria completa, clique aqui .
Numa entrevista recente na SporTV, Tostão (na minha modesta opinião, o cara que mais entende de futebol no Brasil) afirmou que raramente acontecem casos de um jogador se distanciar muito dos demais. Na história, só aconteceu três vezes: com Pelé, com Maradona e agora, com Ronaldinho.
4 Comentários:
Ah, dar show na Europa é fácil! Lá só tem grosso! "Gattuso", "Pirlo"... tudo caneludo. Até eu, goleiro de 1,73m, driblo esses caras.
Quero ver fazer os gols que o Nilmar faz, mas jogando AQUI no Brasil!
Hihihi...
By quarta-feira, 19 abril, 2006
, at
Gente,
Confiram o chapéu do Ronaldinho no Pirlo...
http://www.youtube.com/watch?v=Drjwf8oohsI&search=ronaldinho%20pirlo
By quarta-feira, 19 abril, 2006
, at
Fraco.
Achei a "caneta" do Kaká
num cara com a camisa cor de caneta-grifa-texto muito mais legal.
By quarta-feira, 19 abril, 2006
, atNão adianta torcer pelo Barça... o campeão da europa será o Arsenal!!! Num guenta o Henry!!!
By quinta-feira, 20 abril, 2006
, at 4 Cornetadas