<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 08, 2006

Sem Limites 

Diego Corneta

Vivemos tempos de intolerância e ignorância. O recente ato do zagueiro Antônio Carlos (Juventude) é simplesmente inaceitável. Não vou perder tempo descrevendo-o, a essa altura todos já viram as imagens na TV. Antônio Carlos sempre foi um jogador violento, mas seu último ato foi talvez o mais violento em sua carreira.

Ano passado tivemos o entrevero envolvendo Grafite e Desábato. A CBF se calou, a Conmebol também. Também no ano passado, a torcida do Juventude insultou o jogador Tinga, do Internacional. O time perdeu o mando de campo por três jogos. Foi pouco. Na Espanha, duas semanas atrás, a torcida do Zaragoza infernizou a vida do atacante Eto'o, do Barcelona. O jogador ameaçou sair de campo e foi dissuadido. Não só ele, como todos os demais jogadores de ambos os times deveria ter saído. Talvez uma atitude drástica, resulte em um resultado mais efetivo.

A Federação Espanhola de Futebol multou o Zaragoza em cerca de R$ 27 mil. Vejam bem, eu disse reais e não euros. É dinheiro de cafezinho para o clube. As federações e confederações no mundo inteiro são complacentes com o racismo e não punem de maneira enérgica. Multa em dinheiro e perda de mando é pouco, muito pouco. Tem que haver perda de pontos, suspensão do time no campeonato (onde os times seriam impedidos de entrar em campo, perdendo por W.O.) e cadeia para os infratores identificados. O racismo é um crime inafiançável em vários países do mundo.

Com a eventual suspensão do time no campeonato, todos os elos da cadeia esportiva seriam afetados. Clubes, torcidas, dirigentes, patrocinadores, TVs... Talvez assim seria criada uma grande campanha de mobilização contra o racismo. Só quando dói no bolso (e, conseqüentemente, na alma do capitalismo) é que se inicia uma mudança de comportamento.

A Federação Gaúcha de Futebol suspendeu preventivamente o Antônio Carlos por 60 dias. Mas ele ainda pode recorrer, e o julgamento ainda não foi feito. Defendo uma punição severa e, se voltar a manifestar tais atitudes, punição capital: banimento do futebol. O goleiro chileno Rojas foi banido do futebol por muito menos.

Na Itália, o jogador Di Canio, da Lazio, faz com freqüência a saudação nazista para sua torcida. Vão esperar mais quanto tempo para banir o idiota? Outros idiotas são aqueles que afirmam "ser coisa de jogo, com a cabeça quente", como fez recentemente o capitão do tri, Carlos Aberto Torres, ao insultar violentamente o juiz Paulo César de Oliveira. Cinismo é um dos últimos refúgios dos canalhas. Insultos racistas não são meros xingamentos. São insultos provenientes de outras origens, têm raízes culturais nefastas e injustificáveis. Condenar uma pessoa previamente (preconceito) por causa da sua cor ou origem é um absurdo inaceitável.

Em tempo
O título é uma homenagem ao filme ganhador do Oscar, Crash – Sem limites. É um belo filme sobre várias formas de preconceito, contra negros, orientais, muçulmanos, pobres, homossexuais e outros. Aconselho para todo mundo.


Um ano depois, Ronaldinho dá o troco e elimina o Chelsea

Não há como não falar...
... da atuação o Ronaldinho na partida de ontem contra o Chelsea. Assisti ao VT (na noite/madrugada da ESPN) sem saber do resultado previamente. Foi ótimo, vibrei com o golaço do Ronaldinho. Foi um lance digno de Pelé, repito, de Pelé. Ronaldinho recebeu a bola pelo meio, cortou dois marcadores e fuzilou no cantinho. Um dos grandalhões ingleses tentou derrubá-lo, mas Ronaldinho está ciente da sua força física. Enrijeceu o corpo, e inclinou-se em direção ao marcador. Todo isso em fração de segundo. O zagueiro trombou e caiu, como se tivesse trombando numa parede. Com a decadência de Zidane e Ronaldo (é um fato, ambos, apesar de serem ótimos, já não são os mesmos de anos atrás), Ronaldinho brilha sozinho como rei do futebol mundial. Tomara que esse brilho apareça na Copa do Mundo. Ah, o placar foi 1X1 e o Barcelona está nas quartas-de-final da Liga dos Campeões.

2 Comentários:

Menos, Diego. Acabei de ver o gol do Ronaldinho Gaúcho contra o Chelsea. Acho que vc exagerou na sua comparação. Ele colocou a bola pra frente, TROMBOU com zagueiro (erra o Terry?) e bateu no contrapé do goleiro.Esse mesmo camisa 10 do Barça já fez gols muitos mais bonitos.
Já escrevi isso várias vezes aqui e repito: Não tenho dúvida que o Ronaldinho Gaúcho é o melhor jogador do mundo e vai ser um dos maiores de todos os tempos. Mas muitos costumam de elevar à 45a. potência a beleza de seus gols. Daqui a pouco vão colocar um gol dele de pênalti entre os mais bonitos da história.


Quanto ao Antonio Carlos... Bem... além de sua atitude racista, o zagueiro foi extremamente COVARDE negando vêemente o que as câmeras registraram. Merece nunca mais voltar a jogar bola (se é que ele jogou um dia...)

By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 10 março, 2006  

Ops! Quis dizer: "era o Terry?"

By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 10 março, 2006  

Post a Comment

2 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?