<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Ah, mais um Paulistão.... 

Por Anselmo Trompete

Olá amigos do Corneta Esportiva. Depois de uns merecidos dias de descanso, aqui estou eu de volta. Digo merecidos pois se já não bastasse o inferno do meu trabalho, também tive um ano estressadíssimo por causa do meu Corinthians. Mas, que ano não é assim?

O Paulistão de 2006 promete ser um dos mais disputados dos últimos tempos. Vendo alguns jogos deste início de campeonato creio que não teremos muitas surpresas esse ano. O título dificilmente escapará do “Trio de Ferro” ou do time de Luxemburgo. Corinthians e São Paulo têm equipes teoricamente mais fortes que Palmeiras e Santos. Porém o Timão e o Tricolor ainda se curam da ressaca dos títulos do ano passado. Enquanto que o Verdão e o Peixe vêm com tudo para tentar sair da fila.

O São Paulo dificilmente repetirá o mesmo sucesso do ano passado. Afinal, não é sempre que um time ganha o Paulista, a Libertadores e o Mundial no mesmo ano. De qualquer forma, a equipe comandada por Muricy Ramalho manteve a sua base e vem muito forte para todas as competições.

O Corinthians de 2006 tem apenas um objetivo: vencer a sonhada Libertadores da América. Isso já ficou visível logo no primeiro jogo do Paulistão. Antonio Lopes não aguentou a pressão e acabou criando um “rodízio de jogadores”. Está mais do que na cara que o “Delegado” usará a competição regional para testes. Dos quatro grandes, acho que o Timão tem menos chances de vencer esse primeiro torneio.

A chegada do Luxemburgo ao Santos veio para tentar igualar sua força ao dos três grandes de São Paulo. O ex-técnico do Real Madrid já chegou fazendo o que sabe fazer de melhor: atrair os holofotes pra si. De cara já dispensou três estrelas: Luizão, Claudio Pitbull e Giovanni. Esse último até agora não entendi o motivo da dispensa. Mas, esperar o que do velho Luxemburgo?

Na minha opinião, o favorito ao título é o Palmeiras. Não digo isso apenas porque o Verdão está com 100% de aproveitamento, mas sim porque no comando tem um tal de “Leão”. Ele é mala, arrogante, insuportavelmente chato, mas é bom! Leão sabe como montar bem uma equipe e, a cima de tudo, sabe como motivar jogadores. Veremos como ele se portará nos clássicos...


Números
Sabe aquelas besteiras que o Cleber Machado fala no início das partidas? Tipo: “Há 5 anos o Corinthians não vence o Mogi Mirim jogando no Pacaembu e com o uniforme 2...” Então. Vou fazer mais ou menos isso.

Palmeiras
Há 7 anos o Verdão não vence um campeonato expressivo. Sua última conquista foi em 1999, quando venceu a Libertadores da América. No Paulistão, o Palestra não ergue a taça desde 1996, há precisos 10 anos.

Santos
O Peixe está prestes a bater o recorde (de 23 anos) do Corinthians: o time da baixada santista não vence o Campeonato Paulista desde 1984, há 22 anos. Pior: nesses últimos 22 anos, o Santos chegou apenas em UMA final, em 2000.

São Paulo
O Tricolor é o atual Campeão Paulista, quando venceu o campeonato de 2005 com duas rodadas de antecedência. Esse ano o São Paulo luta pelo bi-campeonato, fato que não consegue desde 1991/1992 (há 14 anos), quando derrotou Corinthians e Palmeiras respectivamente.

Corinthians
Definitivamente o Timão não dá sorte no Paulistão em “anos pares”. Para vocês terem uma idéia, nos últimos 50 (cinquenta) anos, o Corinthians venceu esse campeonato apenas DUAS vezes em anos pares. Foi em 1982 e 1988, e só.

Agora vejam essa:

De 1990 pra cá, em TODOS os anos que tivemos a Copa do Mundo, o Corinthians disputou a final do Campeonado Brasileiro. Até aí tudo bem. Só que, por uma ironia do destino, sempre que o Brasil se deu mal, o Timão se deu bem. E vice-versa! Conferimos:

1990 – Copa do Mundo na Itália
Brasil perde nas oitavas-de-final para Argentina enquanto o Corinthians vencia o São Paulo e conquistaria o seu primeiro título nacional.

1994- Copa do Mundo nos EUA
Romário e Cia. conquistaram o tetracampeonato mundial. O Timão perdia o Brasileirão para seu arqui-rival Palmeiras.

1998 – Copa do Mundo na França
Zidane acabou com o Brasil e perdemos uma Copa que parecia estar ganha. O Corinthians bate o Cruzeiro e sagra-se bicampeão brasileiro.

2002 – Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão.
Ronaldo, o Fenômeno, ressurge das cinzas e nos ajuda a vencer o Mundial pela quinta vez. O Corinthians, favorito, leva um “sapeco” do Santos de Robinho, Diego, Elano e Renato na final do campeonato Brasileiro.

É por isso que esse ano irei torcer para Inglaterra.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?