<$BlogRSDURL$>

terça-feira, dezembro 13, 2005

Rápidas & Rasteiras 

Diego Corneta

GRUPO A: Alemanha, Costa Rica, Polônia, Equador
A seleção anfitriã parece que vai ter vida fácil. Deverá se classificar. Porém, o jogo contra a Polônia é complicadíssimo. Poloneses odeiam alemães. Odeiam mesmo, estive lá e sei como é. A rixa entre Brasil e Argentina nem chega perto da rixa deles. Anos atrás, precisamente no dia 1º de setembro de 1939, começava a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha de Hitler invadiu a Polônia, arrasou o país, estuprou mulheres, matou crianças e escravizou os judeus poloneses em campos de concentração. É muito recente ainda, e os poloneses não esqueceram. O jogo será uma briga de faca. Perigosíssimo.

GRUPO B: Inglaterra, Paraguai, Trinidad & Tobago, Suécia
Grupo complicado, não arrisco prognóstico. A Inglaterra tem uma boa equipe e o peso da camisa e da tradição. Paraguai é sempre pedreira. Suécia sempre vai bem, pelo menos até as oitavas eles chegam. Trinidad & Tobago é uma incógnita, mas como todo país que tem a população negra, certamente deve possuir jogadores jovens, fortes rápidos e habilidosos, como nas seleções africanas.

GRUPO C: Argentina, Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro, Holanda
Também não arrisco palpite. Todos os times têm chances reais de classificação. Todos mesmo. Costa do Marfim é a mais nova sensação africana, ocupa o posto que um dia já foi de Camarões, Nigéria e Senegal. Sérvia e Montenegro faz parte da ex-Iugoslávia, que era chamada de 'Brasil da Europa". Eles têm jogadores habilidosos e frios. Argentina e Holanda... bom, são Argentina e Holanda, não preciso falar mais nada.

GRUPO D: México, Irã, Angola, Portugal
Tecnicamente acho que esse é o grupo mais fraco. México é aquela correria com cruzamentos para o centroavante alto. Portugal tem Felipão, Deco, Cristiano Ronaldo e mais alguns bons jogadores. Os dois devem se classificar. Porém, cuidado com a Angola. Não sei nada sobre o Irã, mas sei que eles serão coadjuvantes.

GRUPO E: Itália, Gana, Estados Unidos, República Tcheca
Grupo perigoso. Itália têm camisa, mas sempre pratica aquele futebolzinho retranqueiro, burocrático e previsível. Se não ficarem espertos, vão rodar. República Tcheca deve se classificar, o time da última Eurocopa era bom; pelo que tenho lido, está melhor agora. Gana é perigosíssima, vai muito bem em seleções de base e tem vários jogadores atuando na Europa. Os EUA são esforçados e só; previsíveis e sem criatividade, mais ou menos como se fossem treinados pelo Tite.

GRUPO F: Brasil, Croácia, Austrália, Japão
O Brasil vai se classificar com certeza absoluta. Bom, espero. A segunda vaga será uma briga de foice entre os três demais. Pelo empenho e pela organização, torço pelo Japão.

GRUPO G: França, Suíça, Coréia do Sul, Togo
França não fez uma boa campanha nas eliminatórias, classificou-se nas rodadas finais. Suíça não fede e não cheira. Coréia do Sul é correria, mas agora eles têm mais experiência, alguns dos seus titulares atuam na Europa. De Togo eu não sei nada, mas vale o mesmo raciocínio para Trinidad & Tobago; devem ter jogadores fortes, rápidos e habilidosos. Grupo de difícil prognóstico, de novo.

GRUPO H: Espanha, Ucrânia, Tunísia, Arábia Saudita
Espanha luta, luta, luta e não ganha nada. Gabam-se de ter uma Eurocopa em 1964 e uma medalha de ouro em Barcelona/92. O time deles é limitado e previsível; para se ter uma idéia, o "craque" do time é o combalido Raúl, e o lateral direito é o Michel Salgado. Ucrânia está cotada para ser a sensação da Copa; foi a melhor seleção nas eliminatórias européias. O time deles não é só o Shevchenko. Tunísia e Arábia Saudita correm por fora. Aliás, correm bem por fora.

Pronto, começou! Mais cedo do que eu imaginava
Reproduzo abaixo uma nota publicada na Folha de hoje. A Timemania mal foi aprovada e os dirigentes já começaram a mexer seus pauzinhos. O sinal amarelo está aceso.

"Nesta semana, cartolas farão nova excursão a Brasília para manter no Senado o lobby por melhores condições na Timemania, já aprovada na Câmara. Márcio Braga, do Flamengo, quer aumentar o prazo para quitar dívidas, de 120 e 180 meses."

A matemática é simples. Com mais prazo os times receberiam mais dinheiro da Timemania. A partir disso, todas as especulações são válidas.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?