<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, novembro 21, 2005

O vacilo do Timão e a sina de sofredor 

Diego Corneta

É, eu estava lá. E não foi ontem que o Corinthians garantiu-se como tetracampeão brasileiro. O título está próximo e o Timão continua favorito. Se tivesse vencido ontem, já seria campeão, sem dúvida. Com o empate, é bom o time botar as barbas de molho, descer do salto, e tomar todas as demais precauções necessárias. Ainda não ganhou nada.

Nenhum título á fácil para o Corinthians. Historicamente é assim, adoramos sofrer. Desde que eu acompanho o time, o único título fácil que eu me lembro foi o Paulista de 2001, contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Um 3X0 sem fazer esforço, logo no primeiro jogo, liquidou a fatura. Bom, se a final foi fácil, não podemos dizer o mesmo da semifinal. Quem não se lembra daquele gol salvador do Ricardinho contra o Santos, nos segundos finais. Catártico.

O curioso é que mesmo quando o time é sabidamente superior, como nos Brasileiros de 98 e 99; o Corinthians sofre em decisões. Nunca é fácil! Contra o Inter, jogando no Pacaembu e com um time superior; o Corinthians jogou muito mal e vacilou. Perdeu a melhor oportunidade de calar a boca daqueles que torcem contra. O primeiro tempo foi bom e o time criou algumas chances. No segundo tempo, o time jogou os dois primeiros minutos e os cinco finais. Mais nada. Poderia ter ampliado num chute do Carlos Alberto e numa jogada espetacular do Tévez, depois de um passe de calcanhar sensacional do Nilmar. Tomou o gol de empate aos três minutos e depois o time morreu. Caiu muito de produção e só voltou a ameaçar nos cinco minutos finais.Muito pouco para um time que está prestes a ser campeão.

O gol do Rafael Sobis merece um parágrafo à parte. Marinho vacilou feio e deixou o principal goleador do Inter livre para dominar, girar e chutar colocado. Fábio Costa, mais uma vez, aplicou o seu já tradicional "golpe de vista". Apenas observou a bola entrar. Nem se mexeu! Inadmissível, o mínimo que se espera de um goleiro é que ele vá na bola. Defender já é outra coisa, mas ele tem que ir atrás da bola!

Tem outra, no lance capital do jogo, eu falei "pênalti". Foi claro, nítido. Até pensei que o Márcio Rezende de Freitas tivesse dado. Mas não, errou ao não dar o pênalti e errou ao expulsar o Tinga. O Márcio Rezende de Freitas ganhou fama por apitar desastrosamente aquela final do Brasileiro de 95. Recentemente, no jogo remarcado entre Figueirense e Vasco; ele errou mais que o Edílson Pereira de Carvalho e acabou prejudicando os dois times! Agora me respondam, como é que escalam um árbitro desses para apitar o jogo mais importante do campeonato? É por essas e outras que eu tenho a certeza que a incompetência e ignorância reinantes nos bastidores vai continuar por um longo tempo. Fazem de tudo para dar errado!

Inflação
Fiquei sabendo por fontes confiáveis que os ingressos mais nobres (nos setores laterais do campo) estavam sendo vendidos por R$ 200,00 pelos cambistas. Isso mesmo, duzentos reais! Se eu soubesse disso antes, e se eu soubesse do placar também; teria vendido o meu (do Tobogã, mas também valioso) para comprar carne e cerveja. Sairia lucrando mais...

Ironia do destino
E não é que o Palmeiras pode ajudar o Timão a ser campeão? He, he, he! Palmeirenses devem estar se contorcendo por dentro. Com a derrota do Fluminense ontem, o Palmeiras ganhou chances reais de ir à Libertadores. Se eles arrancarem pelo menos um empate lá no sul; o Corinthians poderá ser campeão. Para isso, basta ao alvinegro bater a Ponte Preta em casa, uma tarefa muito mais fácil que a do Colorado, convenhamos.

Passeio
O Barcelona humilhou o Real Madrid e aplicou um 3X0 com um domínio incontestável. O goleiro do Barça quase nem trabalhou. O time catalão jogou muito e não deixou o rival Real jogar. Foi um daqueles clássicos que todos os torcedores sonham. Vitória maiúscula, sem margem para dúvidas ou suspeita. Messi, Eto'o e, principalmente, Ronaldinho, deitaram e rolaram na defesa do Real. Se não fosse o ótimo Casillas, o jogo poderia ter sido uns quatro ou cinco a zero. Fácil, fácil.

O prêmio desse ano já tem dono
Roberto Carlos já figurou por duas oportunidades – se não me falhe a traiçoeira memória – entre os três mais votados para o melhor jogador do mundo. Declarou há pouco tempo que tinha grandes esperanças nessa temporada por estar marcando gols com mais freqüência. Depois da exibição do Ronaldinho no sábado, tudo indica que o Roberto Carlos vai ter que esperar por mais um ano. O Ronaldinho acabou com o jogo e fez dois golaços. Ele vem jogando muita bola e espero sinceramente (com todas as minhas forças positivas) que ele jogue assim na Copa. Potencial não lhe falta, basta ele arrebentar numa Copa para figurar entre os maiores de todos os tempos, ao lado de Pelé, Maradona, Garrincha e Ronaldo (sim, eu o considero como um dos melhores de todos os tempos).

Zica técnica
Os poucos e fieis leitores desse folhetim esportivo eletrônico já devem ter percebido que o site está muito lento para carregar e os "comments" estão mais uma vez com defeito. Há muitas coisas – na real, a maioria delas – que acontecem sem o nosso conhecimento e sem a nossa participação. Esses irritantes problemas virtuais, digamos, são assim. Eles vêm sem visar e partem sem dizer tchau. São praticamente os "Mestres dos Magos" da Internet. Peço paciência aos queridos leitores. Não desanimem, principalmente na reta final do campeonato. Obrigado.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?