<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, outubro 10, 2005

Mama África X Leste Europeu 

Diego Corneta

Que seleção canarinho, que nada! O destaque esportivo do último final de semana ficou por conta das seleções africanas. Sou sempre suspeito para falar das seleções africanas, principalmente da África negra, que quase sempre apresenta equipes alegres, ofensivas e com muitos jogadores habilidosos. Quem não se lembra dos Camarões na Copa de 90, da Nigéria em 94 e 98 e do Senegal em 2002?

Tenho uma premissa, nas copas, exceção aos jogos do Brasil, eu sempre torço pelas seleções mais fracas (no caso de Irlanda X Alemanha, por exemplo); ou para os países mais pobres (no caso de Nigéria X Irlanda).... Sei não, acho que isso é uma característica de muitos brasileiros. Não estou sozinho nessa torcida alheia.

Na próxima copa não vamos ter Camarões e Nigéria, mas em compensação teremos as estreantes Togo, Costa do Marfim, Angola e Gana. Muito provavelmente um dos quatro vai surpreender e vai chegar até uma quartas ou semifinal. Digo um, mas podem ser mais, dada a falta de qualidade do futebol europeu. Tirando a Holanda e a Alemanha (quem tem um time fraco, mas joga em casa), qual outra equipe européia pode realmente surpreender? Das tradicionais, não vejo nenhuma força capaz de despertar durante a copa. Itália, Portugal e Inglaterra são times muito limitados. França, Suécia e Espanha correm o risco de nem se classificarem...

Dos times europeus, eu boto mais fé nos times do leste, com jogadores habilidosos e sistemas mais ofensivos. Sérvia e Montenegro, Croácia e Ucrânia (dá-lhe Schevchenko!) podem fazer um bom torneio. Lá da Ásia, sinceramente não acho que a Coréia do Sul vai chegar novamente numa semifinal. O único time melhorzinho é o Japão, que pode, com muita sorte, chegar até uma oitavas. Da Concacaf, já temos os três classificados: o esforçado México, o burocrático e previsível EUA, e o saco de pancadas Costa Rica. Nenhum deles deve ir muito longe.

Os favoritos óbvios são Brasil, Argentina e Alemanha (mais por jogar em casa do que pela qualidade). Mas eu acho que agradáveis surpresas nos esperam na Copa de 2006. Uma final entre Brasil X Angola não seria nada mal...

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?