<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 03, 2005

Um saci de duas pernas – parte 1 

Por Diego Corneta

Ele não disputou a Copa São Paulo. Ele não passou pelas seleções nacionais juniores. Não era sequer titular nas categorias de base do seu clube. Hoje ele é uma unanimidade, capa de uma recente revista da Fifa distribuída no mundo inteiro. Cotado nos maiores clubes do mundo. Sensação na América Latina. Coqueluche no Brasil. Ficou fácil, não é? Robinho, Robinho, Robinho.

No primeiro semestre de 2002, não tivemos o campeonato paulista. Melhor, tivemos, mas foi disputado apenas por clubes do interior. Os quatro grandes, acrescidos de São Caetano, Guarani, Ponte Preta e Paulista, disputaram uma Copa Rio-SP inchada. Lembram-se? As semifinais foram disputadas entre Corinthians X São Caetano e São Paulo X Palmeiras. O Santos? Fez uma campanha pífia, com um time fraco e desentrosado.

Um garoto de 16 anos começava a sair do banco para atuar. Fez inclusive alguns gols no torneio. Seu nome? Diego. Renato e Elano também começavam a aparecer. E o Robinho? Nada dele, era apenas um garoto magrela das categorias de base, ainda não treinava com os profissionais. Não me lembro se o Leão chegou logo após o término da Rio-SP, ou se chegou com o Brasileiro de 2002 já em andamento... não me lembro. O fato que importa é logo depois da chegada de Emerson Leão ao time do Santos, ele foi apresentado ao Robinho.

Leão já relatou o episódio em entrevistas e ele mesmo confessou que não botou fé no atacante baixinho (na época ele tinha 1,71), fracote e magrela. Leão até fez piada das perninhas finas do rapaz. Acontece que no Brasileiro de 2002, o Santos foi levando aos trancos e barrancos, aprimorando o time e entrosando a molecada. Sim, o time era jovem e desengonçado. O mais velho e capitão da equipe era o Léo, com não mais que 26 anos. O time base era: Julio César, Maurinho, Alex, André Luiz e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e Alberto. Então o Santos... continua na semana que vem.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?