<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

TEVEZ X ROBINHO 

Por Pedrão Pistão

Quem é melhor: Tevez ou Robinho?

Desde que chegou ao Brasil, Tevez é endeusado, principalmente, pela mídia. Muita coisa se falou sobre ele, que era encrenqueiro, namorador, metido... Por enquanto, nada disso ficou comprovado. Pelo contrário, o que se vê é um jogador tímido e discreto. Mas, como a imprensa precisa de um herói para vender jornal, começou a montar o circo em torno dele.

Todo dia, em todos os jornais, havia um espaço dedicado a Tevez. Falavam de sua história, do bairro pobre de onde veio, de sua cicatriz, suas ex-namoradas... Em resumo, virou o grande astro do futebol nacional.

Em sentido contrário, um jogador estava sendo deixado de lado: Robinho. Craque, jogador vistoso, muitas vezes comparado a Pelé, grande revelação do futebol nacional.

Quanto mais se falava de Tevez, menos se falava de Robinho. Tudo por causa da imprensa, que elegera um novo astro. Quem observar as capas dos jornais que antecederam o clássico, verá que a partida não seria Santos X Corinthians e, sim, Robinho X Tevez. Ao que me consta, nenhum dos dois colocava o confronto dessa maneira. A imprensa era quem centralizava o clima da disputa nos dois atletas. Afinal, colocado desse modo, o confronto ganhava mais importância e o jornal ficava mais atrativo para seus leitores.

E não é que o Santos massacrou o Timão. Chocolate dos bons. Ganhou com todas as pompas. E advinhem quem foi o grande nome do jogo: ele mesmo, o até então ofuscado Robinho. Ele deitou e rolou em cima da zaga corintiana. Fez dois gols, deu o passe para mais um, driblou, encantou...

Do lado corintiano, Tevez fez um jogo discreto, esfoçou-se, é verdade, mas teve uma atuação aquém do clima que antecidia a partida. De herói e grande jogador, passou a vítima do circo que a opinião pública em geral armou.

Tudo se explica, no meu entender, porque os brasileiros não perdoam o fato de a MSI ter pagado quase 20 milhões de dólares na compra do argentino. Porque não compraram um brasileiro com esse dinheiro, em tese, os melhores jogadores do mundo? Porque um jogador argentino vale tanto? Vendemos Diego, Kaká, Luis Fabiano pela metade disso!!!

Assim, o pior tipo de nacionalismo veio à tona, aquele tipo megalomaníaco, em que os brasileiros são sempre melhores em tudo. Hoje, após o jogo, todos discutem quanto valeria o Robinho, já que pagaram 20 milhões pelo Tevez; já que joga muto mais do que ele, que faz mais gols, decide mais partidas, etc.

Se ´os idiotas da objetividade`, como o saudoso Nelson Rodrigues escrevia, olharem atentamente os números verão que Tevez foi campeão olímpico, da Libertadores, Mundial... Títulos que Robinho deve sonhar em conquistar.

Nelson Rodrigues, com sua tese do ´complexo de vira-lata`, é quem tinha razão. O brasileiro não tem confiança em si próprio, não tem auto-estima, até que surge o grande ´fato redentor`, que purifica a alma nacional e reafirma a força do brasileiro.

Ontem, quem ganhou não foi o Robinho, o Santos, mas o Brasil como um todo. Robinho restaurou a crença de que o jogador brasileiro é o melhor do mundo, que o povo é o melhor do mundo, que a nação é a melhor do mundo.

Num país sofrido e injusto como o nosso, os doces momentos de superioridade proporcinados por Robinho ontem lavaram a alma da nação, permitindo que, hoje, tudo volte à sua inexorável rotina.

PS: acho que os dois são grandes jogadores e não saberia dizer quem é melhor. Fiéis leitores do corneta, manifestai-vos!!!!!

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?