<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Se for pra ser, que seja certo! 

por Anselmo Trompete

Todo mundo aqui já tá cansado de saber da minha insatisfação com o tal campeonato de “pontos corridos”. Não gosto, não adianta. Pode ser “mais justo” (se é que existe “justiça” no futebol), “mais correto”, “mais coerente”, blá, blá, blá... Mas que é muuuuuito mais chato, isso é !

Bom, não é essa discussão que eu quero levantar aqui novamente, já que um dos meus primeiros textos aqui no Corneta eu falei exatamente sobre isso. O fato que me intrigou nesses últimos dias foi quando comecei a pensar sobre o Campeonato Paulista deste ano.

Depois do fracasso de público dos Campeonatos Brasileiros de 2003 e 2004, foi a vez da Federação Paulista de Futebol aventurar-se com os pontos corridos. A última vez que o Paulistão teve essa forma de disputa foi em 1996, quando o Palmeiras levou o título. Só que, na minha opinião, aquele ano a FPF foi OBRIGADA a escolher esse forma. Por que? Para que não houvesse decisão final. Isso mesmo. Desde 1993, Corinthians e Palmeiras vinham se enfrentando em finais de diversos campeonatos.

O Verdão levou a melhor na maioria das vezes, batendo o Timão na final do Paulista de 1993, Rio-São Paulo também de 1993 e Brasileiro de 1994. Já o Corinthians, depois de tantas derrotas, conseguiu reagir e faturou o Paulista de 1995 em cima do arqui-rival. Só que no dia dessa final, o desgaste pelo excesso de confrontos decisivos entre as duas equipes já estava à flor da pele. O que se viu em Ribeirão Preto, palco da final de 95, foi uma verdadeira praça de guerra depois do jogo. Torcedores se degladiavam nas arquibancadas usando até os mastros de suas bandeiras.

Estava mais do que claro que se em 96 houvesse uma final, Corinthians e Palmeiras estariam lá novamente e coisa boa disso não ia sair. Portanto, na minha opinião, o campeonato por pontos corridos de 1996 foi mais que coerente.

Nove anos se passaram e estamos aqui de novo. Devido à bagunça do calendário futebolístico do Brasil, o Paulistão 2005 vai ser um campeonato de “tiro curto” com apenas 19 rodadas.

“Mas o que é que tem um campeonato ter 19 rodadas ???”

Nada. Desde que tenha TURNO E RETURNO. Todos os times tem que ter direito de jogar com as demais equipes dentro E fora de casa. Imagine esses 5 times: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Caetano e São Paulo. Cada um deles deverá jogar 4 partidas, sendo que duas serão em casa e duas fora. Suponhamos que o São Paulo terá mando de campo contra o Corinthians e Palmeiras e jogará fora contra Santos e São Caetano. PÉSSIMO negócio para o Tricolor, já que nos clássicos contra Palmeiras e Corinthians simplesmente não interessa de quem é o mando de campo pois os jogos serão na capital de qualquer forma!

Agora imagine o Palmeiras pegando Santos e São Caetano no Parque Antarctica e depois “jogando fora de casa” contra Corinthians e São Paulo, no Morumbi. ÓTIMO negócio para o Verdão hein?

Só para constar: neste Paulistão, o Santos enfrentará o São Paulo, São Caetano e Corinthians na Vila Belmiro. O Peixe só terá UM clássico fora de casa, contra o Palmeiras.

Tudo bem nenhum time tem 100% de aproveitamento jogando em sua cidade, mas num campeonato muito curto e que cada pontinho vale muito, o “fator campo” pode decidir.

“Mas o melhor time vai ser campeão de qualquer jeito, jogando fora de casa ou não”.

É claro, do mesmo jeito que o melhor time seria campeão passando pelas quartas de final, semi final e final. Então eu volto àquela velha questão filosófica: Pra quê pontos corridos?


0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?