<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, janeiro 31, 2005

Primeiras impressões 

Por Diego Corneta

Depois de quatro rodadas de campeonato, já dá para arriscar dizer algumas coisas sobre os principais clubes do estado. O São Caetano está mais enfraquecido, mas ainda assim não parece que vai entregar seus pontos numa bandeja. Vai continuar dando muito trabalho e também parece que vai continuar jogando de forma aguerrida e guerreira.

O Santos continua apresentado o futebol mais bonito de se ver. Ricardinho, Elano, Robinho, Deivid e Léo estão muito bem. Elano pode estar se transferindo para o leste europeu. Robinho deve sair no meio do ano. Deivid também acena para uma breve despedida. É uma pena, pois se isso acontecer, vai se desmontar a melhor equipe do país. Depois do São Paulo de Telê Santana, do Palmeiras/Parmalat, e do Corinthians/HMTF; esse time do Santos foi a mais forte e vistosa equipe nacional. O Cruzeiro de 2003 também encantou, mas foi por um ano só. O Santos tem mais crédito, está desde o segundo semestre de 2002 na crista da onda.

O São Paulo definitivamente joga melhor no 3-5-2. Com três zagueiros o time melhora sua defesa e seu ataque. Explico. O tricolor tem dois alas muito bons. Tanto o Cicinho como o Junior são habilidosos, sabem atacar, criar e concluir. No 4-4-2, eles ficam mais presos e limitados. Jogando com três zagueiros o São Paulo segurou-se na terceira posição do Brasileirão do ano passado com a melhor defesa do campeonato e ainda assim com um ataque muito ofensivo. Neste Paulistão, os melhores jogos foram no esquema 3-5-2, onde, em dois jogos, a equipe sofreu apenas um gol (de pênalti) e marcou quatro. Falcão ainda é uma incógnita. Luizão também. Já o Diego Tardelli passou de problema à solução.

O Palmeiras continua tendo uma equipe limitada. Mas tem uma base entrosada e organizada. Jogadores importantes, como Nem, Lúcio, Magrão, Corrêa e Diego Souza, jogam juntos há um bom tempo. O time ainda carece de lucidez no meio de campo. O recém chegado Marcel e o quase sempre contundido Pedrinho podem ajudar muito nesse quesito. A equipe ainda vai evoluir e certamente fará campanhas decentes durante o ano.

O atual Corinthians sem os reforços é ainda pior que o time do ano passado. Com os reforços o time vai melhorar muito, mas ainda não vai ser a seleção que alguns afoitos já propagam. A presença do esforçado Jô no time principal é um mistério. Provavelmente o garoto deve ter um empresário com um lobby muito forte na diretoria alvinegra. Ele ainda é muito imaturo para vestir a camisa titular do Timão. Enquanto o time não tiver um atacante goleador, e ao menos um bom lateral, dificilmente vai emplacar. Ainda está abaixo das demais grandes equipes. Com mais entrosamento e com novos reforços, a conversa pode ser outra.

Não me arrisco a dizer que há um único favorito. Mas dificilmente o título ficará com outro time além dos acima citados. As equipes do interior há muito tempo afundam-se em dívidas e agonizam. Mogi Mirim e Santo André despontaram como gratas surpresas, espero que se sustentem nas cabeças da tabela até o final do campeonato. O Paulistão ficaria muito mais interessante com vários times fortes.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?