<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, janeiro 26, 2005

Água que o passarinho não bebe. 

por Anselmo Trompete

Recentemente um polêmico caso voltou à mídia. Maradona, maior jogador argentino de todos os tempos, fez uma declaração bombástica em um programa de TV em seu país. Segundo ele, a água dada ao jogador Branco durante a partida contra a Argentina na Copa de 90 estava “batizada” com calmante. O jogador brasileiro falou após a partida que havia sentido uma certa tontura e sonolência depois que bebeu o suposto líquido dado pelo massagista da seleção argentina. Só que até então nossos “hermanos” não saber nada sobre o ocorrido. Isso até Maradona decidir assumir tudo em plena rede de TV.

O fato de Maradona ter confirmado a presença do calmante na água dada ao jogador brasileiro é revoltante, mas não surpreendente.
A seleção da Argentina tem em seu currículo inúmeros casos semelhantes, se não piores, que mancham sua reputação no contexto do futebol mundial.

Em 1978 o time liderado pelo craque Kempes (artilheiro da competição com 6 gols) chegou a sua primeira final de Copa do Mundo de maneira, no mínimo, duvidosa. O Brasil era o favorito ao título, mas foi desclassificado pela própria Argentina por saldo de gols. Até aí nada de mais, se não fosse o placar do jogo realizado em Rosário contra outro time sul-americano: Argentina 6 x 0 Peru. Deixem sua ingenuidade de lado e respondam: Esse jogo já não estava encomendado?
O Brasil, que terminou em 3º lugar, deu adeus a decisão e a seleção daquele ano ganhou o irônico apelido de “A Viúva Virgem”. A Argentina sagrou-se campeã batendo a empolgante seleção da Holanda.

A segunda Copa do Mundo vencida pelos argentinos também tem uma “mãozinha” da malandragem. O time de nossos hermanos era um dos favoritos e contava com a genialidade de Maradona. A Argentina venceu com méritos a Alemanha e tornaram-se bicampeões mundiais. Mas quem não se lembra da semifinal contra a Inglaterra? E daquela disputa de bola entre Maradona e o goleiro inglês, quando o baixinho pulou com o braço esticado e deu um soco na bola? Com 10% de oportunismo e 90% de malandragem Maradona colocava a Argentina na disputa de mais um título mundial.

Esses são apenas dois fatos que consegui puxar pela memória. Certamente um melhor conhecedor do futebol poderá relatar ainda mais ocorrências da “esperteza” de nossos hermanos.
Agora o que resta fazer? Será que esse caso deve ser levado à FIFA para que a Argentina, de alguma forma, seja punida? Ou deixemos tudo isso de lado e assumimos nossa ingenuidade? Confesso aos leitores do Corneta que nem eu tenho uma opinião sobre como agir agora. A atitude irresponsável da seleção argentina na Copa de 90 pode até ser julgada, mas infelizmente isso não vai mudar a história. Ainda bem, porque nós já temos 5 títulos mundiais. Já eles...

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?