<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, outubro 25, 2004

O TÉDIO NO FUTEBOL 

Por Pedrão Pistão

Faz tempo que estou devendo um post e hoje tentarei escrever algo. Tenho encontrado muitas dificuldades para conseguir um tema interessante, pois o mundo esportivo em geral anda uma chatice só.

Vide o futebol, nosso assunto principal no Blog. Como o camarada Diego Corneta, recuso-me a assistir, este ano, outro jogo do Corinthians no Pacaembu. Meu Deus do céu, que horror!!! Ao vivo é pior do que na TV. Os jogadores fazem tudo, menos jogar futebol. Deviam estar numa arena de gladiadores. A única coisa que conseguem é disputar a bola com virilidade. Só isso. O "espetáculo" é péssimo.

Se o problema fosse somente o Corinthians, tudo bem. Mas, não. Até a nossa seleção canarinho anda mal das pernas. Também o que esperar da dupla dinâmica Parreira-Zagallo. É deprimente ver uma partida do Brasil. O time não cria nada, só sabe segurar a bola. Ficam passando um para o outro, é irritante. O gol, como já foi dito pelo nosso mestre Parreira, é um mero "detalhe". Deviam queimá-lo no inferno por dizer isso.

Não há nada melhor no futebol do que o gol, objetivo principal do jogo. Que maravilha presenciar um 4x3, um 3x3, ou placares mais elásticos. É triste ir ao estádio e voltar pra casa sem ter visto um golzinho seguer. Zero a zero deveria se proibido no futebol. O torcedor deverir poder acessar o Procon e reclamar que foi ludibriado, enganado, lesado. Afinal, pagou o ingresso e quer ver gols, espetáculo, passar duas horas agradáveis de lazer.

Campeonatos europeus também repetem a monotonia encontrada por aqui. Excetuando-se alguns clássicos, a grande maioria dos jogos é péssimo. Parece que o futebol perdeu seu brilho. Perdeu aquele algo mágico, que contagia gerações há quase 100 anos. O futebol perdeu o improviso, o lampejo de genialidade dos craques, a inocência. O que conta, infelizmente, já faz tempo, são os esquemas táticos e o preparo físico. Afinal, todos os times querem vencer e fazem de tudo para isso. Não importa se necessitam fazer 50 faltas num jogo, catimbar, enrolar....

Do jeito que as coisas andam no mundo do futebol, não vislumbro um futuro agradável. A tendência, a medida que os clubes vão virando empresa, é que o mundo esportivo perca espaço para o mundo empresarial. O importante para um clube não será realizar grandes jogos, dar show, espetáculo e, sim, dar lucro no fim do mês. Eu odeio essas teorias, que acabam sempre colocando a culpa no capitalismo, mas, aparentemente, não vejo outras explicações para a "chatizização" do futebol.

Antigamente não tinha patrocinador, não tinha salário milionário, não tinha quase nada, só futebol. Fico me questionando como os amantes do futebol das gerações passadas, hoje com mais de 60 anos, conseguem acompanhar uma partida do esporte mais popular do mundo. Eu, com 26, já não tenho mais paciência. Imagina eles...




0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?