<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, setembro 20, 2004

Brucutus, retranqueiros e covardes 

Por Diego Corneta

Eles estão voltando ! Os brucutus, retranqueiros e covardes invadem os gramados. A vitória por três pontos foi feita para incentivar o ataque, já que até outro dia não havia muita diferença entre um empate magro por 0X0 (1 ponto) e uma goleada (2 pontos). Hoje o empate é considerado um resultado ruim.

O número de vitórias é o primeiro critério de desempate. Portanto, matematicamente, por A + B, uma vitória e duas derrotas valem mais que três empates. A pergunta que fica é a seguinte: por que os técnicos estão tão retranqueiros e covardes ?

Seria pelo baixíssimo nível técnico de seus comandados ? Seria pela pouca (ou nenhuma) estabilidade que os técnicos têm ? Hoje em dia, se um time perde três seguidas, o técnico já cai fora. A verdade é que os volantes e zagueiros estão em alta no futebol nacional. Parreira conquistou a Copa de 94 com um 4-4-2 burocrático e defensivo. Foi a deixa para muitos times nacionais passarem a jogar nesse esquema, com dois volantes brucutus e dois meias no quadrado do meio campo. Felipão conquistou o mundial de 2002 com três zagueiros e dois volantes. E hoje muitos times brasileiros estão jogando assim.

Quem viu o último Corinthians X São Paulo pôde conferir uma aula de retranca, destruição e falta de criatividade. No primeiro tempo foram apenas dois chutes a gol, um para cada time ! E o chute do São Paulo, quem deu foi o goleiro Rogério, em uma cobrança de falta. O atacante Diego Tardelli saiu do jogo sem dar sequer uma finalização. Houve momentos que ambos os times não conseguiam trocar três passes seguidos. Foi um perde-e-ganha tedioso no meio-de-campo. Foi também um festival de carrinhos e trombadas. Um jogo horrível.

Os melhores jogadores brasileiros estão fora do país. Falta ousadia aos técnicos e jogadores. As categorias de base e os times do interior (antigos celeiros de novos jogadores) estão falidos e seguem rumo à falência. O fim do passe tirou os jogadores do poder dos clubes e agora são “empresários” que ditam as regras do futebol. O quadro é triste e as soluções vão a passos de tartaruga.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?