<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 17, 2004

Rápidas & Rasteiras 

Por Diego Corneta

Subindo
Tite acertou a defesa, Jô desencantou e o Corinthians está há seis jogos sem perder. Nas últimas 11 partidas, o time tem sete vitórias, três empates e apenas uma derrota. Este que vos escreve estava presente no último jogo contra a Ponte Preta. O sistema defensivo corintiano não deu a menor chance ao time da Ponte. O ataque ainda hesita e o meio-de-campo é fraco, mas o time está jogando com muita disposição e vontade.

Caindo
O Vasco despontava como o melhor dos cariocas. Está há quatro jogos sem vencer e já se aproxima dos conterrâneos Flamengo e Botafogo, na ponta de baixo da tabela. Uma andorinha não faz verão. Um Petkovic também não.

Robinho está melhor
Leão disse recentemente que Robinho é o melhor jogador brasileiro que apareceu nos últimos 20 anos. Descordo. Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho ainda estão na frente. Pelos títulos e pela regularidade. O jovem talento santista é um grande jogador. Nessa temporada ele está ainda melhor e mais decisivo. Parece ter encontrado sua posição no campo. Joga pelo lado esquerdo do campo (apesar de ser destro), entre a intermediária do Santos e a grande área adversária. É uma excelente opção para jogar no lugar do Zé Roberto na seleção brasileira.

Bairrismo inútil
A imprensa paulista (principalmente o pessoal da Gazeta Esportiva) está dando pulos de alegria com o sucesso dos paulistas e o fracasso dos cariocas. Qual o motivo ? Seria péssimo para o campeonato se os grandes cariocas caíssem. Torcer contra eles é típico de torcedores que só enxergam seus times e mais nada. Quem realmente gosta do futebol e do campeonato brasileiro sabe como seria ruim um campeonato sem um Corinthians X Flamengo. O Brasileirão seria muito melhor com os grandes times fortalecidos e brigando pelas primeiras posições.

Mea culpa
Quando escrevo aqui no Corneta, tento me desvencilhar da paixão corintiana que ofusca e atrapalha meus comentários. Como torcedor alvinegro, eu adorei ver o Palmeiras na segunda divisão. Mas como “comentarista” (se é que mereço esse rótulo), sei que foi péssimo. Depois, com raça e competência, Palmeiras e Botafogo voltaram. Que isso sirva de exemplo para os outros grandes que forem rebaixados no futuro. Quando escrevo aqui, procuro ser o mais imparcial possível. Torcer contra é algo de torcedor, as funções não devem ser confundidas. Penso que devem cair os piores times, seja o tradicional Flamengo, ou o modesto Paysandu, mas que seria muito melhor uma primeira divisão com o times grandes fortes, disso não me restam dúvidas.

Bela carreira
Gustavo Borges parou. Ele é, ao lado de Robert Scheidt, o maior medalhista olímpico da história país. É um fato espetacular num país que só tem olhos, dinheiro e respeito pelo futebol.

Eu também quero ir à Atenas !
O Brasil levou a maior delegação olímpica da história. Mais de 200 atletas. Desse total, poucos têm chances reais de medalhas. Tudo bem, eu concordo que há esportes que precisam ser representados para evoluírem no cenário internacional. Mas fazer mera figuração é palhaçada. Uma das equipes de remo, naquela modalidade de cinco remadores e um timoneiro, ficou em último lugar. Repito, último ! Dentre os 34 barcos, o Brasil emplacou um trigésimo quarto lugar. Se nós aqui do Corneta formamos uma equipe e fomos para lá, vamos ficar na mesma posição. O esporte olímpico carece de apoio e gerência responsável, precisamos investir em atletas e esportes que dêem algum resultado. Para ir lá e ficar em último, como mero coadjuvante, melhor nem ir.

Vitórias e derrotas históricas
No futebol, a vitória do Iraque contra Portugal foi histórica. A derrota no basquete dos EUA contra Porto Rico também.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?