<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 12, 2004

O homem-futebol 

Por Diego Corneta

Esqueçam do Edson, me refiro apenas ao Pelé.
Rei. Único. Eterno. O melhor. Incomparável. O maior. Gênio. Não há palavras para descrever o que o Pelé representa para o futebol. Ele é a síntese do futebol. O jogador definitivo.

Fui ver o “Pelé Eterno”. O Pelé é, de fato, eterno; mas o filme chapa-branca do diretor Aníbal Massaini não é. O documentário é péssimo, os depoimentos não são espontâneos e chegam a serem tediosos, quando não, constrangedores. A narração e o texto também deixam muito a desejar. Enfim, o filme só vale pelos lances inigualáveis do astro mor da bola.

O que ele fez dentro das quatro linhas nunca mais vai ser repetido. Repito, nunca mais. Ele era completo, um jogador vibrante, terrível. Pulsava o jogo inteiro, era infernal. Tinha uma porrada com as duas pernas. Driblava como ninguém. Era forte e tinha uma impulsão fora do comum. Passava e antevia as jogadas com maestria. Apanhava e batia muito. Batia faltas de todas as maneiras possíveis. Sua explosão era única e assustadora. Partia (com o perdão da analogia) com a cadência e a força um cavalo. A leveza e a técnica de um bailarino. Ninguém conseguia segurá-lo.

Há mais de 400 gols no filme. Praticamente um terço do total. Há alguns inacreditáveis, inesquecíveis e improváveis. Inventava lances e dribles, era perfeito. Há uma seqüência que mostra ele fazendo tabela jogando a bola contra as pernas dos adversários ! Uma ou duas vezes, vá lá, pode-se pensar que ele errou e deu sorte. Mas o filme mostra várias vezes ! Impressionante ! Há gols que aliam todas as necessidades de um grande craque. Velocidade, habilidade, visão de jogo, força, técnica, e muito oportunismo. Era o craque premeditado.

Sua velocidade física e mental era algo do outro mundo. Parece que os outros jogadores estavam em câmara lenta, e ele, em “fast forward”. Tirava dribles e soluções da cartola. Fazia o impensável. Até quando errava era grandioso. Quem não se lembra do gol perdido mais lamentado do mundo, na semifinal da Copa de 70, contra o Uruguai. Aplicou uma meia-lua sem tocar na bola. Driblou o mundo inteiro e acabou perdendo o gol. Uma pena.

Recentemente na Eurocopa, o Rooney foi aclamado como o novo Pelé. Sem comentários. Há quem diga que Maradona jogou mais. Maradona tinha a genialidade e uma perna esquerda. Pelé tinha a genialidade e o corpo inteiro. Não há nenhum jogador que lhe chegue aos calcanhares. Podem juntar Ronaldo, Zidane, Ronaldinho, Henry, todos, todos. Ninguém faz sombra no reinado eterno do Pelé. No fim do filme, o pessoal aplaudiu ! Fiquei até emocionado. E olha que eu assisti num shopping, e não em uma sessão privada, ou em um cineclube. O público reconheceu a genialidade do Pelé. Depois de lances como aqueles não há quem não se curve diante de um mito.
Nunca mais vai existir outro Pelé. Um jogador que se profissionalizou aos 15 anos. Aos 16 foi campeão paulista marcando mais de 50 gols em pouco mais de 30 jogos. Aos 17 foi campeão do mundo com atuações impecáveis. Se tivesse parado aos 18 ele já teria sido um dos grandes. Mas não, ele ficou 18 anos marcando gols e ganhando títulos. Uma máquina de fazer gols. O futebol em estado de graça, na sua plenitude. Sem palavras, sem palavras...

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?