<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 28, 2004

Torcida Infeliz 

Por Diego Corneta

A torcida do São Paulo Futebol Clube é um mistério. Impulsionados pela liderança exercida por sua maior facção, a Independente, os torcedores tricolores são motivados a avacalhar e humilhar seus melhores jogadores. Algo no mínimo incoerente, para não dizer irracional.

Recentemente o Kaká foi hostilizado e vítima da ira das arquibancadas. A temporada passada foi difícil para o jovem jogador. Ele passou por diversas contusões e não conseguia ter uma boa seqüência de jogos, ainda assim a torcida o criticava veementemente. Resultado: adiantou sua saída para a Europa e foi vendido por uma quantia muito abaixo das expectativas.

Outro que está próximo de ter o mesmo destino é o Luis Fabiano, obviamente. A derrota de ontem pode ter sido a última partida pelo São Paulo. Nessa semana o atacante vai para a seleção e depois sabe-se lá para onde. Provavelmente para o Barcelona. Milan também está no páreo.

A desclassificação frente ao Once Caldas custou muito caro ao São Paulo. O time desmoronou. Todas as atenções estavam voltadas para esse torneio. Luis Fabiano foi (e ainda é) o artilheiro da competição. Ele foi muito bem marcado nos jogos contra os colombianos, mas não deve ser responsabilizado pela derrota. O mesmo vale para o falastrão Rogério Ceni. Ele classificou o São Paulo para a semifinal e depois falhou no gol do Once Caldas. Mas o time inteiro já havia falhado no 0 X 0 no Morumbi.

Agora a torcida se veste de amarelo, xinga e humilha seus principais atletas. Concordo que a cobrança é válida, mas dessa forma não é justificável. Concordo que eles ganham quantias astronômicas, mas isso não é culpa deles. É um problema mundial no futebol. O foco da torcida deveria ser a diretoria, depois a comissão técnica e por último, os jogadores.

A torcida Independente culpa seus ídolos para se eximir da sua própria responsabilidade, apoiar a equipe nos momentos difíceis. Torcer quando o time está ganhando é fácil e confortável. Virar o jogo e dar a volta por cima é que são elas. Basta o time errar três passes e eles já começam a vaiar. No fim do primeiro jogo contra o Once Caldas, vaias ecoaram no Morumbi. Isso certamente ajudou muito o time, e deu uma confiança enorme para o time viajar para a Colômbia. Ontem, contra o Palmeiras, a fumaça amarela logo no início da partida já denunciava a catástrofe. Vitória merecida do Palmeiras, com Luis Fabiano falhando ao perder um pênalti e hesitando no rebote; e Rogério falhando feio no segundo gol palmeirense. Justamente os mais hostilizados. Coincidência ? Tirem suas próprias conclusões, eu já tirei a minha.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?