<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 25, 2004

EUROCOPA 

Por Pedrão Pistão

INGLATERRA X PORTUGAL
Acompanhei o jogo entre um gostoso bate-papo com meu amigo Vina. Falávamos de futebol e literatura. Dizia da minha vontade de ler as crônicas esportivas do grande Nelson Rodrigues. Vina se lembrou de uma: copa de 66, Inglaterra campeão e Nelson profetizava, apropriando-se d'O Corvo, de Poe, NEVERMORE, NEVERMORE Inglaterra campeã. Dito e feito. Nunca mais o english team realizou uma campanha sequer parecida. Nelson se explicava: nunca mais outra Copa será na Inglaterra e nunca mais será tão roubada....
Eu até comecei torcendo pros ingleses, mas, no segundo tempo, a covardia do time me irritou. Fiquei feliz por Portugal e pelo Felipão. O cara tem estrela mesmo.
O time do inesquecível Roberto Leal vem se tornando, a cada jogo, favorito ao título.

FRANÇA X GRÉCIA
A França está em plena decadência. Os jogadores estão velhos e Zidane, há muito tempo, já não é o mesmo. Chegou a hora da renovação, que deveria ter ocorrido após o fiasco na Copa 2002. Agora não tem jeito. A eliminação pela Grécia dever ser a gota d'água. Bom presságio: o Lyon e, principalmente, o Mônaco, tiveram boas participações na Copa dos Campeões; destaque para o Mônaco que revelou bons jogadores.
Em tempo: a Grécia já ganhou de Portugal, empatou com a Espanha e eliminou a França; será que a zebra da Euro será ornada por listras brancas e azuis? Acho pouco provável, mas o futebol é uma caixinha de surpresas e .....

SUÉCIA X HOLANDA
Não tenho um prognóstico para esse embate. A Holanda tem bons jogadores, entretanto o esquema é fraco e dependente de jogadas individuais (comparações com o Brasil não são meras coincidências).
Pelo que eu vi da Suécia, é um time equilibrado, porém ainda dependendo do Larsson (aquele cabeludo da Copa 94, agora careca) no ataque. É piada; ele já era ruim em 94, será que melhorou como o vinho? Duvido.

DINAMARCA X REPÚBLICA TCHECA
Gostei muito da equipe dinamarquesa, devido à movimentação dos jogadores: marcam bem, cobrem os espaços e saem com força nos contra-ataques (o sonho nunca realizado do Parreira). Receita perfeita para se criar um time, no mínimo, competitivo. Porém, a história da Dinamarca em competições internacionais é engraçada: em 86, na Copa do México, era favorita e acabou apanhando de quatro da Espanha; na Euro 92, entrou como convidada e ganhou a final contra a recém campeão mundial Alemanha.
Os Tchecos ainda não vi jogar. Fizeram campanha perfeita na primeira fase, ganhando os três jogos, inclusive contra alemães e holandeses. Dizem que têm bons jogadores e um futebol parecido com o do Brasil. Vamos ver se terão a competência e eficiência brasileiras também.

MÃE DINAH DO CORNETA
Palpite para a final: Portugal x República Tcheca

GRANDE BOA NOVA
Como o colega Corneta Diego muito bem adiantou, mais um corintiano ou corintiana está por vir. A fiel não pára de crescer e o pai não pára de babar.

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?