<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 05, 2004

QUEM É LUXEMBURGO? 

Por Pedrão Pistão

Tem ganhado forma nos últimos dias a tese de que o técnico Vanderley Luxemburgo seria a salvação do timão. Diversas pessoas andam clamando pela volta de Luxa, entre as mais bizarras destacam-se o padre Marcelo Rossi, Chico Lang, Dentinho (ex-presidente da Gaviões) e por aí vai. É interessante notar que apesar de tudo que já aprontou nos diversos clubes por que passou, dos processos que sofreu, da arrogância e cara de pau que possui, Vanderley continua a ser uma unanimidade.

Dizem que ninguém sabe montar uma equipe como ele. Que é capaz de revelar jogadores e recuperar craques. Devo reconhecer que possui muitas dessas virtudes, porém ninguém é perfeito e, como todo mundo, Luxemburgo tem os seus defeitos. Um deles é que não consegue sossegar durante muito tempo num time. Não sei, mas o que parece é que quando suas equipes tornam-se mais famosas do que ele, Luxemburgo fica com inveja e começa a arrumar confusão. Não se conforma com isso, seu narcizismo não deixa.

Mas mesmo assim seu nome é cogitado em qualquer clube que necessite de um treinador. Gostaria de entender essa fixação. Ele é competente, tudo bem. Ganha títulos, é verdade. Vou tentar arriscar um palpite: Vanderley pode ser identificado como um anti-herói. Às vezes é mau caráter e desonesto, mas é mestre na profissão que escolheu. Quem já não ouviu a infame sentença "rouba mas faz" em homenagem ao ilustre ex-prefeito paulistano Paulo Maluf.

São coisas impregnadas no imaginário nacional. A nossa sociedade se acostumou a premiar os vencedores e a enxovalhar os derrotados. Não importa os meios que a pessoa utililiza e sim o sucesso final que obtém. Luxemburgo é assim. Todos vão perdoar seus pecados durante o tempo que continuar passando uma imagem de vencedor. Na hora em que seus métodos estiverm ultrapassados e não conseguir mais bons resultados com eles, carregará apenas a imagem de uma pessoa inescrupulosa.

Será que se ele tivesse ganhado a medalha de ouro com a seleção brasileira na Olimpíada de Sydney sofreria o processo que sofreu? Será que todos o teriam acusado ou defendido? Como todos sabem, naquela ocasião, ele passou de herói a vilão num instante. Sofreu um linchamento público sem direito a defesa. Entretanto, bastou reerguer o time corintiano na temporada de 2001 para cair nas graças do povo novamente. E a vida dele segue nesse ritmo inexorável.

O que nos resta é aguardar os próximos capítulos da novela Luxemburgo. Novela mexicana recheada com muito amor e ódio. Será que ele vai ser vilão ou mocinho? Tudo vai depender do seu sucesso profissional. Então boa sorte pra ele, ou vamos desejar o contrário?

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?