<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 06, 2004

A imprensa e o Corinthians 

Por Fábio Sax

Eu achei que não iria perder mais meu tempo, mas não tem jeito... Tem jogo do Timão na TV eu assisto, por pior que seja a fase... E a atual tá complicada de um jeito que eu nunca vi antes... Mesmo assim, perdi meu precioso tempo vendo o jogo de ontem... Um empatezinho bem meia-boca com o Fortaleza por 1 a 1, mas que valeu vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil... Agora vai ser contra o Vitória, e a campanha do time deve parar por aí...

Mas como o post do Pedrão sobre o Corinthians, aquele dos pontos de interrogação, já disse tudo sobre o time, não vou comentar sobre atuação nem nada disso... Meu assunto hoje é essa relação da imprensa com o Corinthians... Como corintiano e jornalista, é uma relação que me interessa e muito...

Mais especificamente, quero falar dessa mania que os caras têm de publicar que o Corinthians "ganhou com a ajuda do juiz"... Isso me revolta de um jeito que eu não sou capaz de descrever... Juiz erra pra todo mundo, mas parece que sempre erra mais pro Timão, mas só porque todo mundo vive batendo nessa tecla...

Ontem mesmo, o juiz anulou o gol do Fortaleza no final... Tudo bem, não foi falta mesmo e o cara errou, mas e os outros 350 erros a favor dos cearenses durante todo o jogo??? O cara deu uma falta inexistente e cartão amarelo pro Ânderson e o lance resultou no gol dos caras!!! Isso ninguém fala... Teve um volante do Fortaleza que desceu a botina no Marcelo Ramos (que voltava de fratura no tornozelo), numa falta muito mais descarada, e quem levou cartão foi o Rincón...

E isso acontece o tempo todo... Pra vocês terem uma idéia da parcialidade que existe na imprensa, já vi matéria dizendo uma vez que o Luís Fabiano se jogou na área e ganhou o pênalti "NA MALANDRAGEM"!!! Quando aconteceu a mesma coisa com o Gil, saiu que ele "ENGANOU O ÁRBITRO"!!! Notem a diferença no discurso...

Depois de quase cinco anos trabalhando como repórter esportivo, ainda não consegui chegar a uma conclusão definitiva, mas tenho um ou outro palpite... Um deles é o seguinte: inúmeros repórteres esportivos são corintianos... E pra não serem parciais, acabam sendo mais críticos do que deveriam com o time, descem o pau no árbitro...

Outro: os repórteres são corintianos, mas a maioria dos editores, chefes de pauta e diretores torcem pros outros times... Mais um: TODO torcedor dos outros times vive dizendo que a imprensa é corintiana... Isso é uma análise das mais fracas, pelo seguinte... Eles afirmam que o Corinthians tem a preferência da imprensa porque saem mais notícias do clube, mas isso é uma análise meramente quantitativa, já que o time com a maior torcida obviamente vai vender mais jornal, dar mais audiência...

Se for analisado o teor das matérias, qualitativamente, vão ver que na maioria dos casos, elas descem o pau no time... A forçação de barra em cima do Corinthians é algo surpreendente... Por qual outro motivo aquele escroto do Milton Neves escolheria o time pra ficar descendo a lenha toda santa vez??? Falando nisso, qualquer dia eu escrevo um post sobre o mito do "apito amigo" que esse imbecil inventou...

0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?