<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 19, 2004

Críquete e Rugby 

por Anselmo Trompete

O tempo que eu fiquei no exterior pude conhecer um pouco mais sobre esses dois esportes tão obscuros para o brasileiro.
Não tinha idéia do quanto os ingleses gostam de Críquete e Rugby. Acho que um dos fatores que desvia a atenção do futebol é o fato de que em meados de maio a Premier League (primeira divisão inglesa de futebol) chega ao seu final. A partir daí não se houve mais falar em Arsenal, Chelsea e Manchester United. Isso mesmo! Os jogadores dos clubes ingleses gozam de um considerável período de férias. Tudo muito diferente aqui do Brasil, onde a bola não pára.
Provavelmente devido à estiagem de futebol, o povo da Rainha Elizabeth tem que procurar outros esportes. Basquete? Vôlei? Não. Os caras curtem mesmo é o tal do Críquete e o tal do Rugby.

Críquete
Nós do interior chamamos de BETS e o pessoal da capital prefere denominar TACO. Lá na Inglaterra eles falam que isso é CRÍQUETE. A diferença é que nós jogamos 2 contra 2 e eles 11 contra 11. Basicamente é a mesma coisa. Um jogador possui um taco e ele deve defender sua base da bola que é lançada pelo arremessador adversário. A pontuação eu não tenho a mínima idéia de como é contada. Uns papudos me disseram que tem partidas que chegam a levar DIAS para acabar. Eu duvido. Não consegui ficar assistindo esse jogo por mais de 15 minutos, quem dirá dois dias!

Críquete no mundo
As principais potencias no Críquete são: Inglaterra, Australia, Índia e Paquistão. Segundo uns indianos que eu conheci, a seleção australiana é a melhor da atualidade. O time possui um conjunto fortíssimo, embora não tenha um “super-jogador”. Já a seleção da India conta com o maior jogador de todos os tempos (não recordo o nome dele) porém o resto do time é bem limitado.

Rugby
Conhecem Futebol Americano? Então. Tirem as ombreiras, capacetes e calças coladas daqueles trogloditas. Pronto! Agora estamos assistindo RUGBY! Uau!
A única diferença que notei entre esses dois esportes, é que no Rugby o jogador não pode passar a bola pra frente. O passe só deve ser feito para o lado ou para trás. Portanto, para chegar ao outro lado do campo, os jogadores devem avançar de maneira que o passe possa ser feito de maneira válida.
Um lance interessante do Rugby é quando 3 ou 4 jogadores levantam outro de seu time para pegar a bola que foi chutada pelo time adversário.

Rugby no mundo
Ano passado tivemos a COPA DO MUNDO de RUGBY. Os favoritos eram os “ALL BLACKS” da Nova Zelândia. Eles são chamados assim por usarem o uniforme inteiro preto. Porém esse favoritismo não amedrontou seus vizinhos e a Austrália acabou eliminando os All Blacks na semi-final.
A grande final foi entre Inglaterra e time da Nicole Kidman, Natalie Imbruglia, Men at Work, Midnight Oil, AC/DC , INXS, entre outros. Segundo o pessoal que assistiu, foi uma das finais mais emocionantes de toda a história. A seleção inglesa venceu a australiana depois de duas prorrogações! E eu tive que aguentar a festa dos ingleses. O time chegou a desfilar em um carro de bombeiros pelas as ruas do centro de Londres.

Nota final
Agora sim eu consigo entender como o país que deu origem ao futebol pode ter vencido apenas um mundial. Enquanto os ingleses dividirem as atenções com Críquete e Rugby, o time da Rainha Elizabeth vai ficar muito tempo sem ,sequer, chegar à uma final de Copa do Mundo.
Ah! E também não nada contra esses dois esportes. Desde que eles fiquem lá do outro lado do Atlântico.


0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?