<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, abril 22, 2004

CAMISA 10 

Por Pedrão Pistão

Ai que saudade que eu tenho dos grandes camisas 10 do futebol. Antigamente o craque do time era o número 10, jogador inteligente, habilidoso, que batia faltas e marcava muitos gols. A torcida adversária já podia esperar uma boa atuação desses seres iluminados. Quem nunca falou: quem será o camisa 10 deles ? A camisa 10 estava relacionada com um jogador especial e diferenciado. Hoje em dia ela perdeu esse significado lúdico e cheio de simbolismo, passando a representar apenas uma reles numeração. Tanto faz se o cara joga com a 10 ou com a 5, é tudo igual.

Eu me lembro quando era garoto e o meu ídolo era, obvimente, um camisa 10. Ninguém menos do que Neto. Nas peladas com a molecada, todo mundo queria a 10. Isso não acontece só comigo. O ídolo de muita gente, em várias gerações, envergava a 10. Que palmeirense se esquece de Ademir da Guia, que flamenguista não se recorda de Zico, que santista não tem saudades do iniqualável Pelé e assim por diante. Muitos craques ao longo da história consagraram esse número tão especial, entre eles Platini, Hagi, Maradona, Rivelino, Mathaus.....Quem é capaz de responder hoje, de cabeça, qual é o 10 do seu time de coração ?

É triste constatar que atualmente qualquer cabeça de bagre pode profanar tal monumento da história deste esporte idolatrado mundo afora. Deveria ser proibido que um jogador medíocre pudesse escolher esse número. Para eles destinar-se-iam os obscuros 14, 15, 16, 40, 90 e todos os demais, menos o 10. Desse modo, voltaríamos a respeitar uma das maiores tradições do futebol.

Quero aproveitar a enorme visibilidade do nosso Corneta Esportiva para lançar na mídia a campanha "Salvem a camisa 10 da extinção". Pois não existem campanhas para a preservação do "zangão macho real de Burkina Fasso" ? Então, salvem a camisa 10 dos pernas-de-pau pelo amor de Deus !!!!!!!!!!


0 Comentários:

Post a Comment

0 Cornetadas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?